Premiere do filme Enemy em Madri

Jake Gyllenhaal na premiere do filme Enemy em Madrid:


Como é que você trabalha com Jake Gyllenhaal e os atores no sentido de levar o script para a vida? 

Trabalhei no roteiro com Javier Gullón  por um longo tempo, mas a idéia era que tanto a estrutura e as idéias eram muito precisas,se nti que queria me inspirar nos atores para os personagens. Eu queria que os atores de invadissem seus respectivos papéis, e me inspirassem a partir da sensibilidade dos atores. Por exemplo, há um monte de Melanie Laurent na personagem de Marie. Há um monte de Sarah Gadon em Helen. Há um monte de Jake Gyllenhaal e Adam e Anthony. O filme é sobre o subconsciente, e pensei que seria muito divertido para tentar  nos atores mais como um vampiro. [Risos]


Agora, com Jake o que disse a ele foi que eu queria desenvolver um relacionamento com um ator. No passado, eu estava sempre correndo com os atores, trazendo-os para a frente da câmera e, em seguida, ir para outro ator, porque meus filmes tinham um calendário muito apertado e eu nunca tive a oportunidade de construir um relacionamento real. E para isso eu precisava de tempo. Jake, eu acho, adorou a idéia. Acho que ele estava precisando de uma oportunidade para expressar mais criatividade. Então, passamos muito tempo juntos, conversando sobre filmes, sobre cinema, sobre a arte. Sobre a vida em geral, sobre o que é ser um ator, o que é ser um diretor, um homem neste mundo. As relações com as mulheres, envolvimento, compromisso, filhos, família, tudo isso, e para mim foi um profundo encontro. E o que prometi a ele é que a minha ideia era realmente para criar um laboratório onde iríamos assumir riscos na frente da câmera ... Porque nós tivemos poucas locações, a maioria deles no estúdio, isso nos permitiu experimentar um monte de coisas e até mesmo explorar a idéia de improvisação como nunca fiz antes. 



 Quando não há problemas técnicos, se você fez o casting para a direita e a cena é bem escrita, o ator vai dar-lhe um bom desempenho com a sua intuição, desde o início. Mas com Jake queríamos tentar algo diferente, que foi baseado na repetição. Assim, ele iria passar por repetição, perder o controle e criar o caos na frente da câmera. Ir a um estado muito específico de mente como um mantra, onde ele vai cada vez mais fundo em sua intuição e criar, por vezes, as coisas que eram tolas e às vezes fantásticas. Quando foi fantástico, era como o melhor ator que eu já tive na minha vida. Então havia essa idéia de tentar e empurrar o envelope o tempo todo. É como se Jake era uma Ferrari e me pediu para ir a 300 quilômetros por hora. Foi realmente uma experiência fantasticamente criativa.



 Quão difícil foi contar uma história que borra a linha entre o que é real e o que é imaginada?


Para mim, o grande desafio foi a de que muito rapidamente descobri com os atores, porque estávamos lidando com esse tipo de improvisações controladas-era improvisação real, mas ao mesmo tempo foi dentro dos limites, porque o roteiro era muito preciso. Foi muito emocionante, mas muito frágil, porque às vezes a maneira como um ator diria aquele diálogo iria mudar o significado da cena. Em cada cena, estamos lidando em dois níveis, os níveis da narrativa, que é como realidade e como um nível subconsciente, onde é como lidar com a parte do subconsciente do personagem. Foi muito impressionante ver o quão frágil eram as fronteiras. E para mim foi um grande desafio. Eu realmente tinha em mente ambos os níveis e isso me deu muita dor de cabeça, mas foi muito emocionante ao mesmo tempo. Às vezes eu estava vendo Jake indo de um lado para o outro na mesma cena e tentando lidar com ambos, foi muito emocionante.




Fotos foram acompanhadas de uma entrevista com Denis Villeneuve para o The Playlist

Fonte das fotos: iheartjakemedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário