Entrevista com Jake Gyllenhaal e Duncan Jones em Roma

Entrevista com Jake Gyllenhaal e Duncan Jones:



Ramente acontece de um filme ser aplaudido após uma exibição para a imprensa, e isso ocorreu na sala de imprensa para Source Code, o bom thriller sci-fi de Duncan Jones, teve um impacto sobre o autor e seu intérprete, Jake Gyllenhaal, criando uma atmosfera de festa durante seu convívio. Jones, em seu segundo filme depois do aclamado pela crítica Lunar, se apresenta para os jornalistas usando uma t-shirt e calças rasgadas, com o ar de ignorar o bom resultado que o filme conquistou nos Estados Unidos, US $ 15 milhões no primeiro fim de semana. Gyllenhaal, que teve a responsabilidade sobre seus ombros depois que ele descobriu o script e depois que convocou Jones para o projeto. Ele parece muito mais confortável neste ambiente do que no blockbuster Prince of Persia. Rimos muito na sala durante a troca duas poucas palavras: parece claro que em breve, muito em breve, voltarão a trabalhar juntos. "Já preparei um novo projeto com Jake - diz Jones - um projeto de longo prazo ".


Duncan Jones: a ficção científica está nas pessoas

Quais as diferenças entre sua ficção e o blockbuster de Hollywood?

Jones: Eu tento me concentrar nos personagens, porque creio que a melhor ficção científica, que é a com a qual eu cresci, é sobre os indivíduos e como eles são influenciados pelo mundo em que vivem. Meus filmes não se preocupam com a tecnologia, mas com a pessoa, como a personagem lida com o mundo.

Quais são os seus autores de ficção científica favorito?

Jones: Eu sou um leitor apaixonado por Dick e Ballard, dois autores importantes, capaz de combinar uma visão visionária de introspecção sobre o futuro dos personagens.

Em seus filmes, você parece particularmente obcecado com a claustrofobia. Por quê?

Jones: Não em tudo: a claustrofobia é simplesmente uma conseqüência ditada pela necessidade. Eu tinha apenas 5 milhões para fazer o filme[Lunar], eu tive que criar um plano de ataque e fazer uma lista de coisas que são absolutamente essenciais. E dada aos escassos fundos disponíveis, eu podia pagar apenas um protagonista e cenários pequenos. Eu não poderia, então, obviamente, depender do variável clima britânico, então eu tive que ir para os estúdios. Então, é claro, o fato de que foi Jake que me apresentou o script, isso significa que ele claramente entendia que seria adaptado a minha maneira de fazer filmes.

O que o atraiu neste projeto?

Jones: O roteiro de Ben Ripley, não só tinha a vantagem de usar em comparação com muitos temas caros à ficção científica, mas ele poderia mexer com o tipo de muitas outras: o filme é um mistério, um thriller, ainda tem algumas coisas para jogar. Para um diretor é o melhor, como dar uma de malabarista, com seis bolas para executar em suas mãos.

O filme é anti-militar?

Jones: Não, o filme não expressa uma opinião contra os militares. Na verdade, eu tenho respeito por aqueles que acreditam que tem de empenhar-se na proteção das pessoas. Além disso, é inevitável, minha família é dividida ao meio: metade são artistas e metade militares.


Jake Gyllenhaal: voltar a Donnie Darko

Você apresentou o projeto para Jones e estrelou o filme, algumas outras contribuições?

Gyllenhaal: Uma idéia aqui e ali nas cenas, pequenas coisas, propus muitas idéias. Duncan e eu usamos algumas.

Quais são as dificuldades em interpretar este papel?

Gyllenhaal: Eu não diria que foi difícil. Eu sabia que tinha de lidar com a repetição de muitas cenas, e que a recuperação seria bem sucedida se, também, ligeiramente alterássemos as cenas. Em geral, foi muito divertido, especialmente quando estou na cápsula, logo que ouço a voz de Vera Farmiga; eu estava na frente de uma tela verde e tive que usar toda a minha imaginação, um pouco como quando eu era criança. A coisa mais difícil era tentar imaginar como o público iria reagir ao filme.

O que você faria se você tivesse oito minutos de vida?

Gyllenhaal: Chamaria a minha família e, em seguida, rir. O humor é bom em qualquer situação. O humor e um prato de macarrão.

Donnie Darko, Prince of Persia, Source Code. Você acostumado com a mudança do tempo ...

Gyllenhaal: O conceito de intervalo de tempo é um assunto que contém uma narrativa altamente carregada e é reconfortante saber que para um ator em cena há uma tensão semelhante, independentemente do seu desempenho. Acho que este filme mais do que qualquer coisa tem contato com Donnie Darko, que eu fiz há 10 anos: eu amava tanto e tenho lidado com o mesmo humor. Darko foi para mim a transição da infância para a adolescência, com todas as estranhezas do caso. Source Code é a transição da adolescência para a idade adulta, com os compromissos que traz consigo. Em Darko havia um coelho, aqui não, mas o coelho de alguma forma me assombra, o filme foi lançado nos EUA no mesmo dia que Hop[filme sobre um coelho].

Como você escolhe os filmes?

Gyllenhaal: Por instinto. Se a leitura do script despertr meu interesse, quero estar nesse filme, então eu faço. Depois de 20 minutos de Lunar, eu sabia que tinha de trabalhar com Duncan.

Você gosta de ficção científica?

Gyllenhaal: Eu gosto, mas eu não sou um grande fã. Para mim, um autor de referência é Orwell. Neste filme, desenhei o sonho-psicológico, o tema da morte e renascimento, algo que tem mais a ver com o budismo do que com ficção científica. Eu adorei a idéia de uma pessoa que está continuamente solicitado pular em algo arriscado, até que implementa uma determinada mensagem.

O que você acha do tema do filme, acredita que os militares podem desenvolver uma tecnologia desse nível?

Gyllenhaal: Eu afirmo que eu não acho que a violência é necessária. Eu gostaria que houvesse programas que nos permitissem voltar no tempo para parar os aviões do 11 de setembro, para parar a usina nuclear japonesa, para evitar qualquer líder político. Repito: a violência, para mim, nunca será necessária.

Fonte: MyMovies.it

Em Roma

Jake Gyllenhaal, Duncan Jones e Rodene Ronquillo(namorada de Duncan), proveitaram o dia para passear por Roma:





Para ver mais: IHJ

Source Code Still

Divulgada uma nova imagem dos bastidores do filme Source Code:

Nenhum comentário:

Postar um comentário