Ang Lee falou sobre O Segredo de Brokeback Mountain

O diretor Ang Lee em entrevista para a revista DGA Quartelly falou sobre o Segredo de Brokeback Mountain:

Sobre a fotografia de Brokeback Mountain



Q: E sobre a sua abordagem visual para O Segredo de Brokeback Mountain?

A: Eu fui para Rodrigo Prieto [ Amores Brutos , Babel ] para O Segredo de Brokeback Mountain porque eu acho que ele é versátil, e eu queria alguém que pudesse fotografar rapidamente. Mas então eu pedi a ele para fazer o oposto do estilo frenético pelo qual ele é famoso , e ele foi capaz de me dar a tranquilidade , quase o olhar passivo que eu queria para Brokeback . Eu acredito que um talento é um talento.


Cena favorita



Q: Um dos momentos mais dramáticos de toda a sua obra é a cena em que Ennis Del Mar visita os pais de Jack Twist, no final de O Segredo de Brokeback Mountain. Como você foi aproximadamente definindo a situação?

A: Bem, isso se inicia muito antes a partir do momento em que você pisa no set. E essa cena é, como acontece, minha cena favorita do filme. É uma cena muito estóica, uma cena sobre uma pessoa que não está lá, mas tinha sido trazida para a vida de forma tão vívida por Jake Gyllenhaal, que todos esses personagens perderam . Para a minha inspiração visual busquei Andrew Wyeth, e também o pintor dinamarquês Vilhelm Hammershøi, para aquele vazio, portas brancas. Então a primeira coisa a fazer era encontrar a casa certa , o espaço certo, e é claro que eu entrerguei a tarefa para a designer de produção, Judy Becker. E para filmar aquela cena eu usei um estilo que eu tinha trabalhado em o Hulk. Eu filmei com duas câmeras, capturei os atores de ambos os lados , e depois troquei as lentes e fiz novamente. É uma maneira muito irregular de filmagem detalhada. Quando você os edita juntos, você pode aplicar certa ênfase à determinadas reações, emoções. Filmagem deste tipo pode confundir alguns atores. Mas é claro que não confundiu Heath[Ledger], Peter[McRobbie] e Roberta[Maxwell], tudo que eu amava. Foi um dia estranho. Eu queria muito sol para a cena, e eu consegui, e me lembro de caminhar pelo set e apenas senti que este ia ser um grande dia. Ainda assim, uma cena como essa, são os atores e os seus rostos, eles fazem tudo.




Fonte: DGA Quartelly

Scan

Aproveitando o comentário de Ang Lee, eu resolvi postar um scan da crítica do filme publicada na revista SET de março de 2006:



Brokeback no Festival de Veneza 2005

A imagem abaixo é inédita para mim. Trata-se de uma foto do momento em que Jake e Heath estão conversando um pouco antes da exibição do filme O Segredo de Brokeback Mountain no Festival de Veneza 2005:



Fonte: Minha busca

Nota: Ang Lee citou dois pintores como inspiração para a cena de Brokeback Mountain. Se alguém deseja conhecer o trabalho dos dois pintores basta clicar nos links: Andrew Wyeth e Vilhelm Hammershøi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário