Jake Gyllenhaal sobre a construção do personagem em Marcados para Morrer



Estou um pouco atrasado em meu caminho para o Teatro Laura Pels na 46th Street. Quando eu chego lá, uma multidão pequena rodeia Jake Gyllenhaal , barbudo e com cabelo grande para seu personagem na peça off-Broadway " If There Is I Haven't Found It Yet". Ele é quase irreconhecível, explicando por que a multidão é minúsculo. Ele é gracioso, sorrindo respondendo a perguntas.

Mais tarde, nos bastidores do teatro, ele lembra sobre o que é a peça que o fez, finalmente, quebrar seu longo hiato do palco. Escrito por Nick Payne, Gyllenhaal (em sua estréia no teatro de Nova York) interpreta Terry, um tio falador e afetuoso com uma garota acima do peso na adolescência. É uma peça de um quarteto mas Gyllenhaal brilha, em grande parte por causa da natureza idiossincrática de seu personagem. Essa natureza foi fundada no diálogo da peça, que Gyllenhaal diz que foi como tentar desbloquear um Cubo de Rubik.

"O personagem pára no meio do pensamento e ele continua no meio do próximo", o ator de 31 anos de idade, diz. "Às vezes, ele vai pegar de volta entre parênteses como quatro ou cinco linhas de volta para baixo assim que você não só tem que encontrar a atenção, você tem que preencher o espaço em branco ... A história é tão obtuso, é a mesma coisa que começar no meio da cena e você terminar antes que a situação realmente termina. Então, para mim, eu estava fascinado por isso e começou a me guiar. "

Gyllenhaal diz que sempre se sentiu confortável na frente de uma platéia ao vivo e, desde que ele era criança, gostava de mimetismo. Um britânico cockney era um de seus "personagens de ações que são sempre usados como caricaturas que não são realmente necessárias", diz ele. "Eles são como o tipo de forma simples e molde de uma escultura."

A linguagem em si, porém, o ritmo do mesmo, fez a papel irresistível. Ele poderia até mesmo ver a arquitetura do diálogo para cada personagem na página. Todos os diálogos de Terry estão no lado esquerdo da página, nunca passando pela metade do caminho. A partida e parada dá forma tangível para a coisa, e como para orientar personagem, quase serve como um mecanismo de defesa. Como a peça do diretor Michael Longhurst colocá-lo em uma entrevista por telefone, "Quando os personagens falam assim, muitas vezes é para evitar o que ele está tentando dizer. Ele gasta seu tempo perguntando às pessoas como elas são. É uma maneira de evitar como ele está fazendo. É uma coisa muito britânico a fazer, desviar, desviar, desviar. "

E assim Gyllenhaal começa com seu sotaque para ilustrar o ponto: "Quando eu vir eu sou como," Provavelmente deve ter degrau ou algo assim, "... Mas o telefone estava fodido, "..." E eu pensei, '... "No momento em que eu estava tentando fazer a mudança porra, ..." Você sabe, o telefone e aquele, ..." Então eu poderia muito bem apenas, ... É uma loucura! Mas essa é a maneira como ele escreve, e desbloquear isso é o que é divertido. "

Tudo isso contribui para uma longa introdução como a  linguagem e o comportamento são a chave para o sucesso quando Gyllenhaal assinou para interpretar um policial de Los Angeles em Marcados para Morrer de David Ayer. Um novo filme sobre found footage (embora isso não é realmente o que é - personagem de Gyllenhaal filma suas façanhas e assim por esse ponto de vista torna-se diegética para fins do filme), "Marcados para Morrer" conta a história de uma dupla de policiais que passam os dias no lado sudeste de Los Angeles indo de encontro com gangs e traficantes de drogas, até que um dia infeliz, eles abrem portas demais e encontram-se como alvo de um cartel de drogas mexicano.

Gyllenhaal estava procurando por algo novo em sua vida e, de acordo com Ayer, perseguiu o projeto que queria. "Eu acho que ele estava apenas frustrado," Ayer disse por telefone. "Ele queria atuar. Ele queria apenas cravar os dentes em um papel e agir e não se distrair com o grande negócio das coisas. Ele queria perder-se e ele queria ser reinventado ... Ele é como, 'Olha , eu estou cansado de tudo. Estou farto da minha vida e eu quero mudar isso. quero mudança. " E isso é tudo que eu ouvi, é que ele está pronto para transformar. Seu coração estava realmente aberto naquele momento e ele foi muito receptivo a fazer algo totalmente diferente e me dando o total compromisso do que eu precisava para este filme funcionar ... Eu disse a ele, "Olha, se isso funciona, você vai sair dessa uma pessoa diferente." E eu acho que foi o que aconteceu. "

Aqui era uma imersão de um tipo completamente diferente. Durante meses Gyllenhaal passou por um treinamento tático e participou de patrulhas em carros de polícia com Michael Peña. E, novamente, o modo como seu personagem falava era a chave para quem ele era.

"Havia coisas que Dave iria escrever, onde, por exemplo, houve um discurso em que eu estou falando sobre encontros[namoro]", diz Gyllenhaal, antes de ler um pouco da cena: "Eu chegar nela sem um crachá, obrigado. Há um padrão aqui. Primeiro, beijo respeitoso.  Segundo encontro ". E Dave era como, 'Enunciar. E quando estávamos ensaiando ele seria como, 'Enunciar. Enunciar. Enunciar. E então eu comecei a perceber que a coisa sobre esse cara era tudo o que ele disse, quando ele falava com as pessoas, era muito clara. Isso vai acontecer. Isso vai acontecer. E tudo aquilo definitivamente entrou. "

Como ele descreve a filosofia sua voz imita o que ele está falando, nítido, preciso, um sotaque britânico borbulhante que ele tinha apenas momentos antes.

O aspecto das patrulhas para a preparação foi particularmente crucial. Ele e Peña fizeram duas ou três a cada semana durante cinco meses. Na primeira chamada, continuou ele, alguém foi assassinado e morreu na frente dele. Houve uma chamada de violência doméstica que não saiu do jeito que ele esperava quando "dois caras começaram a brigar", diz ele. "E foi brutal. Uma coisa louca para mim foi ver dois policiais mudar sua relação com a obtenção da chamada e o foco disso. Observando o comportamento humano, para mim, isso simplesmente explodiu minha mente. Essa foi a coisa mais difícil para Mike e eu, para começar, isso era o interruptor. Dave e eu conversamos sobre isso o tempo todo, mas vendo que era louco, a cada vez, porque era como um tipo de diversão ou apenas interagindo, normal, brincando, normal, brincando [e de repente] vida e morte ".

Ele admite que teve problemas depois de tudo isso quando ele voltar à experiência em várias ocasiões, observando o efeito sob ponderado no pós-stress traumático em policiais. "Eu levava duas ou três horas para ir para a cama, para finalmente apenas relaxar", diz ele. "Até o fim, estávamos vendo assassinatos e tiroteios e isso só se tornou algo normal. Fiquei muito surpreso com a forma como eu me tornei insensível, e Michael e eu conversamos muito sobre isso."

Para um ator como Gyllenhaal, que - ele admite - pode ser um feixe de energia no set, que deve ter sido uma grande mudança de marcha. Em uma recente encontro num cocktail em Nova York para seu novo filme "Life of Pi", Ang Lee - que dirigiu Gyllenhaal para uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante em 2005, com "O Segredo de Brokeback Mountain" - recordou essa energia. "Ele forneceu muito", Lee disse. "Ele tem um bom coração. Mas", ele ofereceu com um sorriso, "Eu acho que quando a câmera começa a rolar, um ator deve conservar sua energia." 

Sam Mendes , por sua vez, que trabalhou com Gyllenhaal em "Soldado Anônimo" no mesmo ano, disse à HitFix que "como uma pessoa [Gyllenhaal é] um pouco mais de um vagabundo inexplorada. Ele tem raiva e muito mais um tipo de raiva nele e complexidade . E assim foi uma mistura desse tipo de jovem, a inocência de olhos grandes e depois outra coisa ... Eu acho que ele tem um traço de loucura nele. "

Para a parte de Ayer, ele tinha certeza de chegar a mais desse espírito e vigor. "Vamos colocar desta forma", disse ele. "Os dias são tão longos e difíceis que qualquer energia que tinha, certeza que foi desviado para o filme. Então, não havia muito tempo para sentar e pensar e besteiras. A velocidade de trabalho era tão intensa que você teve que morder e correr ... e ele foi bloqueado. "

Um elemento importante, porém, foi estabelecer uma camizade entre Gyllenhaal e Peña. E não foi uma tarefa fácil. "Foi como uma espécie de casamento arranjado", diz Gyllenhaal. "No começo, Dave era como, 'fiquem juntos, vocês deveriam ser melhores amigos." E nós somos como, "Uh, ok '." Mas as coisas necessárias ficaram aquecidas se eles estavam indo para abraçar isso.

Gyllenhaal repete uma história tantas vezes contada sobre um exercício de treinamento tático que estava fazendo com sua co-estrela, que envolveu munição real. Devido à proteção de ouvido, eles não podiam ouvir uns aos outros também. "Eu estava filmando e manteve tiroteio e eu comecei a ficar chateado", Gyllenhaal lembra. "E nós saímos e gostamos disso. Nós só fomos para isso. Então, tivemos uma discussão e ele me ligou no dia seguinte e era como, 'Hey'. Eu era como, 'O quê?' E ele era como, 'Você sabe, foi legal. " E eu era como, 'Você é um idiota. " E ele era como, 'Eu acho que nós somos amigos agora. " Foi um momento de excelência onde, logo que  fomos tão longe com o outro, a partir daquele momento era como, 'Tudo bem, se eu posso te odiar, eu posso amar você, e é isso ... " 

A técnica da multi-câmera foi outro desafio, mas foi principalmente divertido e abriu as portas para os atores.  Haveria câmeras rodando praticamente o tempo todo e Gyllenhaal diz que tinha algo como 135 horas de filmagens, quando tudo foi dito e feito.

"Dave chamaria de 'cortar' e todo mundo iria sair e Mike estariam fazendo uma merda que foi brilhante", diz Gyllenhaal. "Ele é tão engraçado e ele é como não, ainda estamos na mesma. Então, eu só colocava a câmera sobre ele e eu seria como, 'Vamos rolar o som," e nós rolávamos o som, e eu apenas pressiova o rec na câmera e filmava Mike fazendo essas coisas. Foi ouro! Nosso editor, Dody Dorn, foi brilhante que ela poderia até mesmo colocar isso junto. "

No final do dia, Ayer conseguiu exatamente o que queria sair do ator, e o ator conseguiu exatamente o que queria sair da experiência. "Ele tem um bom coração", Ayer disse-me, "e é por isso que eu pensei que ele estava tão certo. Porque às vezes você lança este material e é essa vibração herói de ação. Eu não queria um policial óbvio. Você não lança um cara que você sentir como é um policial. Você lança um cara que se sente como um cara, um cara normal, uma pessoa normal, com profundidade, em seguida, transformá-los em um policial. Portanto, este personagem, você pode sentir a mente curiosa e da alma e a vida emocional por trás do comportamento de um agente da lei, um pistoleiro do gueto. "

E, finalmente, diz Gyllenhaal de Ayer, "Aquele filho da puta mudou minha vida. Eu não sei como colocá-lo de outra maneira. Ele pegou o garoto, que tinha, como, cresceu em Los Angeles, relativamente num estilo de vida fácil, e ele jogou-lo em um mundo que eu definitivamente tinha noções preconcebidas sobre o estigma e tive meu próprio respeito, não só com a aplicação da lei, mas também o sudeste de Los Angeles, tudo isso, e ele simplesmente explodiu-lo em mim. Ele apenas me mostrou um lugar que ele chamou de casa, que mudou a sua vida, que o fez quem ele é ... Não havia nenhuma rede de segurança. E eu acho que na maioria da vida, vivi com redes de segurança, alguém que vem e diz: 'Isso é real. Você está pronto para isso? ' Isso muda a sua vida. "

Fonte: Hitfix

A foto é do Q&A que ocorreu ontem à noite na sede do Bafta em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário