Entrevista ao The New York times

Entrevista e artigo sobre If The is I Haven't Found It Yet:



Jake Gyllenhaal fez um acordo com ele mesmo há 10 anos: para cada três filmes que ele fez, ele iria fazer uma peça.
Foi um acordo que ele não cumpriu.

Ele tinha 21 anos na época de sua estréia nos palcos de Londres como o preguiçoso e sensível Kenneth Lonergan em "This Is Our Youth", o tipo de personagem deprimido que o transformou em um queridinho indie em filmes como "Donnie Darko" e " Lovely & Amazing ". Mas saindo para fazer peças não faz parte da trilha rápida de Hollywood para jovens atores ainda tentando provar ser um sucesso de bilheteria. Assim, o Sr. Gyllenhaal fez teste para as franquias do Homem-Aranha e Batman e outros papéis que poderiam transformá-lo em um herói de ação ou de galã.

O que aconteceu? O filme-catástrofe criticamente ridicularizado "O Dia Depois de Amanhã" aconteceu. O tão ridicularizado "Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo"aconteceu. Filmes aclamados aconteceram também, como"Brokeback Mountain" e "Zodíaco". Mas Gyllenhaal estava inquieta.

"Eu não estava me escutando sobre os tipos de projetos que eu queria fazer", disse ele em uma entrevista recente, refletindo sobre a última década. "Eu tinha que descobrir que tipo de ator que eu queria ser e me sentir confiante para isso."

Ele já chegou a algumas conclusões, e elas eram evidentes no mês passado em uma mesa de leitura para sua primeira excursão no teatro de Nova York, "If There Is I Haven't Found It Yet", uma comédia sombria sobre uma adolescente acima do peso e sua família problemática. O projeto em si estava dizendo: A peça, que começará na sexta-feira a partir de performances Companhia de Teatro Roundabout , é um trabalho  Off-Broadway de um escritor pouco conhecido, em vez de um drama famoso premiado da Broadway  como Arthur Miller - os veículos de escolha para Estrelas de Hollywood nos dias de hoje.

Debruçado sobre um script ao lado de seus companheiros de elenco e diretor, o Sr. Gyllenhaal se perguntou sobre uma cena em que seu personagem - o tio Terry, malandro de coração partido e charmoso - revela alguns de seus muitos problemas.

"Quando foi a última vez que eu falei com Rachel?" Gyllenhaal perguntou, referindo-se a ex-namorada de Terry. "Será que eu vi Rachel no funeral, ou depois?" E depois: "Eu devo ter feito algo que a fez dizer, 'Eu estou cansada desse cara." O que foi? "

Estas questões, e muitas que se seguiram, são do tipo de atores de formação clássica perguntam quando eles estão sondando as camadas de seus personagens para decifrar as intenções, tons e matizes emocionais para ir imbuindo em uma performance. Gyllenhaal estudou na Columbia University por dois anos antes de sair para se tornar uma estrela de cinema, e alguns diretores de filmes anteriores, como Ang Lee, "Brokeback Mountain", o descreveu como um ator freestyle mais do que um metódico.

Gyllenhaal, que foi indicado para o Oscar de ator coadjuvante por "O Segredo de Brokeback", disse que ainda faz perguntas sobre personagens de uma cena para outra e performance para a performance. Mas agir por rigor é cada vez mais seu objetivo e, talvez, o respeito que vem com ele.

"No início de sua carreira, é difícil saber tudo, e fazendo perguntas nem sempre é uma coisa bem-vinda em Hollywood, onde todo mundo parece que sabe o que estão fazendo", disse ele durante uma entrevista em um restaurante japonês no West Village.

"Quando completei 30, eu me perguntava se eu estava respeitando a atuação como um ofício", continuou ele, freqüentemente passando os dedos pelos cabelos grossos, livre de seu boné dos Yankees, "e se eu estava fazendo os projetos certos que mereciam a minha atenção e, onde eu estou aprendendo de uma maneira que você não pode sentir como se tivesse 15. Então, agora é como se eu olho para a atuação mais como a construção de pequenas gaiolas delicadas de críquete, com cuidado e mais atenção. "

Nos últimos 18 meses Gyllenhaal rompeu com seu empresário de longa data, assinou com uma nova agência e começou a dedicar mais tempo à seleção e preparação de projetos. Ele recentemente interpretou um professor de história em outro filmed, "An Enemy", para o qual ele enviou e-mails com freqüência para um de seus professores na Columbia  sobre a arte de dar aulas em sala de aula. Ele passou cinco meses observando e treinando com os policiais de Los Angeles para seu novo filme, que estreia em Setembro "End of Watch ", no qual ele interpreta um policial da South Central de Los Angeles.

Gyllenhaal fez passeios longos, testemunhando tiroteios de gangues, e mergulhou em armas e treinamento de artes marciais. Ele também opinou sobre o elenco e estava no set constantemente em cenas que ele não estava. Seu compromisso com "End of Watch" foi tão completa que John Lesher, um de seus produtores, decidiu depois de filmar fazer Gyllenhaal produtor executivo.(Gyllenhaal vem de uma família de cineastas de sucesso: Seu pai, Stephen, é um diretor e sua mãe, Naomi, é uma roteirista indicada ao Oscar, e sua irmã, Maggie, é uma atriz indicada ao Oscar).

Sr. Lesher já era um admirador de Gyllenhaal, mas apenas veio o escalou depois que "Jake fez uma campanha para nos encontrar e estar no filme." Perguntado se o Sr. Gyllenhaal estava tentando provar alguma coisa com "End of Watch, "Mr. Lesher continuou:

"Eu só acho que é uma parte adulta, e algo muito diferente da própria vida pessoal e educação de Jake, e todos nós queríamos que o filme se sentisse tão real quanto possível. Eu não acho que nós temos visto tudo o que Jake é capaz, e este é um bom exemplo de como ele está tentando mostrar tudo o que ele pode fazer. "(Os dois homens planejam trabalhar juntos em um filme sobre viciados em jogos de azar.)


Gyllenhaal teve o cuidado de dizer que ele não achava que ele precisava de um 'reboot" na carreira, mas a verdade é que a sua fama é mais sobre o seu talento e boa aparência do que um registro comprovado de filmes de sucesso. Hollywood não parece totalmente certo sobre o que fazer com ele, e Gyllenhaal parece em paz com isso, dizendo que não gostaria de ser rotulado quando ele ainda está encontrando seu caminho.

"O que eu mais amava sobre trabalhar em Londres, no teatro, houve uma apreciação real do potencial", disse ele. "Ninguém sai do palco 100 por cento perfeito. Ninguém. Eu tenho um grande senso de conforto no palco, porque eu sei que correr riscos é algo apreciado. "

Crescendo em Los Angeles, com frequentes viagens a Nova York para ver parentes, Gyllenhaal foi um theatergoer muito antes que ele estava em uma fase de si mesmo. Ele estava deslumbrado com Patti LuPone  através do número de abertura "I Get a Kick Out of You" em "Anything Goes" no Lincoln Center Theater. De outros musicais ele viu dramas como "Anjos na América", embora na maior parte foi para a escola trabalhar com Maggie, agora com 34 anos.

Ambos Gyllenhaals vivem em Nova York agora - Maggie, no Brooklyn, e Jake no centro de Manhattan - e Sra. Gyllenhaal teve grande visibilidade nas peças de Chekhov no Classic Stage Company nos últimos anos. Gyllenhaal viu e disse que ele ficou com inveja de sua irmã estar esgotada e se encantou pelo trabalho do teatro.

Tal como acontece com "End of Watch", Gyllenhaal agressivamente tem um papel novo nesta peça - um pouco estranho para uma celebridade, uma vez que muitos produtores de teatro estão desesperados para lançar um, mas talvez não tão incomum para um ator determinado a reorientar sua carreira. Gyllenhaal veio em "If The Is I Haven't Found It Yet" há alguns anos atrás, depois de participar de uma leitura da peça de um amigo e pedir ao redor por novos scripts para ler. Ele voou para Londres para se encontrar com o escritor, Nick Payne, e continuou falando sobre as opções para encenar nos Estados Unidos.

Então, no última inverno Todd Haimes, o diretor artístico Roundabout, viu "Constallations" do aclamado Sr. Payne em Londres, ele pensou em trazer para Roundabout, mas não estava disponível, então ele dizia "se houver" e ouviu que Gyllenhaal estava interessado. Eles fizeram uma leitura em março, o Sr. Haimes disse que rapidamente ele se ofereceu para encenar a peça, e Gyllenhaal abraçou com entusiasmo a idéia de fazê-lo na Off-Broadway, onde as celebridades raramente trilhar estes dias.

Broadway é mais uma província de estrelas de cinema, com a sua maior visibilidade, salários maiores e elegibilidade para o Tony Awards. (Off Broadway não torna Gyllenhaal elegível para o Tony). Normalmente estrelas de cinema jovens vêm para a Broadway e escolher obras de renome; Andrew Garfield fez "Morte de um Caixeiro Viajante" na última temporada, enquanto Scarlett Johansson ganhou um Tony por "A View from the Bridge ", e Katie Holmes desempenhou um papel de destaque em "All My Sons".

Payne disse que ele e Gyllenhaal primeiro trabalharam no diálogo de Terry. Enquanto os outros três personagens da peça foram dadas bem-formadas frases e discursos ocasionais, Terry fala principalmente em fragmentos e se inclina freqüentemente em pausa enquanto ele luta para expressar profunda raiva e auto-desprezo.

"Jake realmente tem os ritmos e desespero no diálogo, e as suas chaves - a maneira como algumas palavras podem ser deprimidas, e então haveria um período, e então nas palavras seguintes, ele estaria furioso", disse ele.

Terry está longe de ser um personagem fascinante, mas ele tem um apelo de bad-boy não ao contrário de um outro vagabundo cerveja-guzzling chamado Tio Terry: ". You Can Count on Me" personagem de Mark Ruffalo no filme do Sr. Lonergan. Mas Terry de Gyllenhaal é um rougher(ressaca) tipo. Ele gira em torno de qualquer coisa em várias cenas principais, com sua sobrinha, Ana, que está sendo intimidada na escola por causa de seu peso.

A atriz que interpreta Anna, Annie Funke, falou sobre a intensidade emocional dos ensaios que tinha sido facilitado para ela por bondade do Sr. Gyllenhaal. Recentemente, ela disse, eles estavam trabalhando em uma cena em que Terry está  sendo duro com Anna sobre seu peso e mau humor. Em um exercício de agir sugerido pelo diretor, Michael Longhurst, Gyllenhaal cutuca Ms. Funke cada vez que ele diz algo a ela, ele a deixa pra baixo, para provocar um efeito psicológico através de insultos. Ms. Funke, eventualmente, caiu em lágrimas.

"Eu só cheguei a um ponto de ruptura, porque eu ainda não tinha percebido antes, até que Jake estava me cutucando, o que ele sentia ao ser chateado e intimidado e como tudo isso deve fazer sentir Anna", diz Funke. "Eu estava completamente devastada. E Jake me agarrou e me abraçou, e nós terminamos a cena. Ele ficou olhando para mim. "

Foi a capacidade de crueldade de Terry que chamou a atenção de Gyllenhaal acima de tudo. "As intenções de Terry são muito diferentes de qualquer coisa que eu já fiz antes, especialmente o seu lado cruel", disse ele. "Ele me intrigou muito, e aquele era o sinal. Eu quero ir para casa no fim do dia e estar cansado e sentir meu coração rasgado de tanto atuar e me sentir realizado. Neste ponto, eu não tenho o desejo de fazer outra coisa do que projetos que me fazem sentir assim. "

Fonte: NY Times

Daqui a pouco postarei uma outra entrevista com Jake Gyllenhaal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário