Entrevista para a Variety


Jake Gyllenhaal tornou-se um acessório no Toronto International Film Festival. Ao longo dos últimos quatro anos, o ator apareceu lá com uma série de performances camaleão em "Nocturnal Animals", "Demolition", "Nightcrawler" e "Prisoners". Esta semana, ele volta para o Canadá com "Stronger", a história do sobrevivente do atentado à Maratona de Boston, na vida real, Jeff Bauman.

"Stronger" é uma vitrine angustiante para Gyllenhaal, interpretando um homem de 27 anos que perdeu suas duas pernas no bombardeio de 2013 na rua Boylston. O filme, que abre nos cinemas no dia 22 de setembro através da Roadside Attractions, sinaliza uma transformação nos bastidores para  Gyllenhaal. É o primeiro projeto que ele produziu através de sua empresa com sede em Manhattan, Nine Stories (nomeada após a coleção de prosa de 1953 por JD Salinger), que ele lançou há dois anos com a produtora veterana Riva Marker.

"Temos dois objetivos", diz Gyllenhaal, sentado ao lado de Marker em seus novos escritórios em SoHo, no centro de Nova York. "Um é encontrar material que eu possa fazer como ator. E também, conseguir os cineastas que amamos. "Ele observa que quando ele não aparecer em um projeto, ele estará envolvido apenas atrás da câmera.

O plano de jogo da Nine Stories é o de apoiar filmes independentes  na faixa de US $ 10 milhões a US $ 40 milhões, séries de TV e produções de palco (como "Sunday in the Park With George", estrelado por Gyllenhaal, que teve um número limitado, mas cheio na Broadway na primavera). Muitos de seus filmes são financiados através de um acordo de primeira aparência com a Bold Films, um acordo recentemente prorrogado até 2020. "Eles têm tanta paixão e gostos tão fantásticos", diz Gary Michael Walters, CEO da Bold Films. "Eles evoluíram muito rapidamente para verdadeiros produtores".



O mundo do filme independente é de banquete ou fome. O dinheiro está fluindo livremente para produções, graças ao influxo de players digitais como Netflix, Amazon Studios e Apple, que está entrando na criação de conteúdo. Ao mesmo tempo, nunca foi mais difícil vender bilhetes para filmes menores e medianos, que estão lutando para manter-se na bilheteria.

"Eu sinto que isso é o melhor dos tempos", diz Marker, o produtor que está por trás desses filmes como "Hello, My Name Is Doris" e "Beasts of No Nation". "Eu acho que o mercado se sente ao mesmo tempo em dinheiro. Mas também, porque estamos vivendo em um tempo tão obscuro politicamente, as pessoas realmente estão olhando para as artes, especialmente quando você tem uma administração que quer reter isso".



A proposta Nine Stories é uma mistura robusta de tamanhos e gêneros (incluindo o documentário "Hondros" de Tribeca, sobre um célebre fotógrafo de guerra, que vendeu para a Netflix na primavera). A empresa apenas fechou um acordo com o Fox Searchlight para o próximo filme do diretor "The Big Sick", Michael Showalter, chamado "The Last Ride of Cowboy Bob". Com base em um artigo do Texas Monthly, conta a história de uma assaltante de banco nos anos 90 que fugiu com sua gangue vestindo roupas masculinas. "É uma oportunidade para um papel forte", diz Marker. "É uma mulher fingindo ser um homem".

Gyllenhaal diz que uma de suas missões como produtor é elevar projetos com lideranças femininas e diretoras. "Minha irmã é uma atriz", diz ele sobre Maggie. "Ela é a pessoa que sempre procurei desde que eu era pequeno. E minha mãe "- Naomi Foner -" é um escritor muito forte, poderosa e talentosa. Eu fui criado por essas incríveis contadoras de histórias femininas, por isso é natural que eu diga: "Onde estão essas histórias?"

Também no toque em Nine Stories é "The Son", dirigido por Denis Villeneuve, com Gyllenhaal retratando um homem que confessa crimes que ele não cometeu; "Os Anarchists vs ISIS", com base em um artigo da Rolling Stone sobre um grupo ragtag americanos que lutam contra um grupo terrorista; o drama de Luca Guadagnino "Rio", com Benedict Cumberbatch e Gyllenhaal; e "The Good Time Girls", a estréia como diretor da designer de roupas Courtney Hoffman, estrelado por Laura Dern.

Gyllenhaal, que agora lê cerca de 250 scripts por ano, conseguiu o bug produzido durante um tempo de inquietação em sua carreira. Insatisfeito por tentpoles de estúdio, ele começou a experimentar no espaço indie com dramas como "End of Watch" de David Ayer, pelo qual ele recebeu seu primeiro crédito de produtor em 2012. Sobre esse filme, ele aprendeu a importante lição de colaborar com um diretor no momento certo, no seu caminho para cima, quando os custos de um orçamento ainda podem ser mantidos.

"Para mim, não se trata de nada na frente", diz Gyllenhaal sobre como ganhar um salário reduzido como ator. "Você coloca sua preparação e entusiasmo. Quando fizemos 'End of Watch', David Ayer e eu dissemos: 'Vamos fazer isso fora do alcance de todos em um pequeno espaço'. O mesmo com Dan Gilroy". Seu filme de suspense" Nightcrawler ", com um orçamento de US $ 8 milhões, faturou $ 50 milhões em todo o mundo.

Esses sucessos levaram Gyllenhaal a lançar sua própria empresa. Mas ele precisava de um parceiro, e ele lutou com a idéia de trabalhar com um estranho total. Graham Taylor, um dos principais agentes da WME, sugeriu que Gyllenhaal se encontrasse com Marker, com um sentimento de que se dariam bem. "Eu senti que os dois seriam os Starsky e Hutch ou Laverne e Shirley", diz Taylor. "Eles eram como duas metades de um medalhão. Eles pareciam ser o par óbvio para juntar."

Foi uma data cega que levou a um feliz casamento de trabalho. Sua primeira conversa foi tão fácil, era como se eles se conheciam há anos, quando se vincularam aos seus filmes favoritos dos anos 80. Marker teve experiência em fazer filmes difíceis. Para "Beasts of No Nation", ela foi uma das produtoras que passou três anos com o diretor Cary Fukunaga , que filmou em Gana sob condições traiçoeiras envolvendo cobras e malária.

Para "Sunday in the Park", Marker entrou com Fukunaga para filmar um vídeo de Gyllenhaal com "Finishing the Hat" que se tornou a campanha de marketing viral da peça. Ela teve um dia para descobrir uma maneira de pendurar Fukunaga nas vigas do Hudson Theatre para que ele pudesse obter o tiro prolongado que ele queria.

O relacionamento de Gyllenhaal e Marker está em exibição completa em sua entrevista conjunta com a  Variety . Ele fala sobre como ele enviou suas mensagens de texto às 3:30 da manhã, enquanto filmava um filme no exterior e ela respondeu imediatamente. "As pessoas me dizem:" Você trabalha tão duro ", diz ele. "Eu durmo. Ela nunca dorme!"

"Eu durmo", insiste Marker. Ela diz que recebe seis horas por noite - embora não sejam consecutivas.

The Making of 'Stronger'


"Stronger" exigiu um esforço hercúleo para chegar à tela grande. O produtor Todd Lieberman optou pelos direitos sobre a história de Bauman, desenvolvendo na Lionsgate com Gyllenhaal no papel principal. Mas depois que o estúdio fez parceria com a CBS Films para lançar "Patriots Day", estrelado por Mark Wahlberg como um sargento da polícia de Boston após o ataque, havia preocupação de que os dois filmes fossem muito semelhantes. "Começou a sentir que estava escorregando", diz Gyllenhaal. "Nós fomos o filme mais pequeno".

Pouco depois de começar Nine Stories, Gyllenhaal foi para Bold Films em outubro de 2015 com um passo para ver se ele iria financiar "Stronger", com ele e Marker como produtores adicionais. "Foi um ótimo ajuste por uma série de razões", diz Walters, de Bold, sobre o projeto, que tinha um orçamento de US $ 30 milhões. "Estamos tentando fazer filmes maiores". A Lionsgate permaneceu como distribuidora do filme, com a Roadside se associando mais tarde na versão doméstica.

Gyllenhaal passou dias em Boston com Bauman para capturar sua semelhança (mesmo observando como ele pegou um garfo). Era importante para ele ter sua história certa. "Comecei a entender Jeff psicologicamente através de seu discurso", diz Gyllenhaal. "Ele sempre tem uma qualidade convidativa para ele. Sempre aberto. Sempre infantil. Esse aspecto infantil tornou-o um sobrevivente ".

Bauman lembra como Gyllenhaal vinha de Nova York. "Ele fez muita pesquisa", diz Bauman. "Nós fomos sobre um monte de coisas físicas, como o que dói. Como eu me sentaria, como eu iria tirar minhas pernas, coisas assim, o que era realmente interessante para mostrar. Muitas pessoas não fizeram perguntas assim".

Gyllenhaal teve que retratar o personagem sabendo que ambas as pernas seriam apagadas digitalmente mais tarde. "Tivemos que planejar", diz Gyllenhaal. "É uma mistura de próteses, buracos no chão e efeitos visuais". Muitas vezes, ele sentava em uma cadeira de rodas com as pernas dobradas debaixo dele, e ele usava meias verdes para os efeitos especiais. "A equipe viria e teria esses pequenos adesivos brancos, e eles iriam gravá-los em minhas pernas", diz ele. "Eu não posso dizer-lhe quantas noites eu acordei com uma etiqueta no meu cabelo".

Entre as tomadas, Gyllenhaal frequentou reuniões de produção, locais explorados e escolha no cartaz do filme. Ele disse que, como produtor, sentiu mais pressão para entregar um filme que teve sucesso financeiro. "Isso não funciona, está na sua bunda", diz ele.

Pelo menos ele conquistou um observador importante. Em junho, Bauman viu um corte acabado do filme. "Eu não quero me gabar de ele, mas ele é incrível", ele diz sobre o desempenho de Gyllenhaal. "Eu tenho muitos amigos amputados, e eles viram as visualizações e perguntaram:" Como ele fez isso? Ele se parece com você. '"

Depois de Toronto, pela primeira vez em cinco anos, Gyllenhaal está se dando uma pequena pausa no  trabalho. "Eu estou tomando uma pausa como ator", diz ele. "Nós só vamos nos concentrar na empresa".

Fonte: variety

Nenhum comentário:

Postar um comentário