Jake Gyllenhaal fala sobre Prisoners

Jake Gyllenhaal fala sobre Prisoners, a colaboração com Denis Villeneuve e Príncipe da Pérsia


Em um universo alternativo, Jake Gyllenhaal acabou de filmar "Prince of Persia 4." Este universo alternativo não é muito difícil de imaginar, porque se o plano de Jerry Bruckheimer tivesse dado certo, o "Príncipe da Pérsia" filmes teria sido uma franquia do tamanho de "Piratas do Caribe". Claro, "Príncipe da Pérsia" não foi um sucesso e, em vez disso, Jake Gyllenhaal está fazendo alguns dos filmes mais interessantes de sua carreira.

Dois desses filmes interessantes - "Prisoners" e "Enemy", ambos no Festival Internacional de Cinema de Toronto - ambos com o diretor Denis Villeneuve. Quando mencionei a possibilidade de que esses filmes não teriam sido feitas - pelo menos com Gyllenhaal - se "Pérsia" foi um sucesso, Gyllenhaal sorriu e, como diplomaticamente possível, deixou claro que ele está feliz que as coisas aconteceram da maneira que elas fizeram.

Em "Prisoners", Gyllenhaal interpreta o detetive Loki - policial frio a quem é atribuído um caso de seqüestro envolvendo as respectivas filhas dos pais interpretados por Hugh Jackman e Terrence Howard. Aqueles homens decidem resolver o problema com as próprias mãos quando suspeitam que eles sabem que poderiam estar por trás do desaparecimento de suas filhas.

Eu me encontrei com Gyllenhaal em um hotel em Toronto - em uma sala de conferência ridiculamente benigna, de todos os lugares - para conversar sobre sua participação em TIFF e sua eclética (especialmente a partir do final) carreira. Mas, em primeiro lugar, falamos sobre nossos assentos.

Jake Gyllenhaal: Eu gosto de que há uma mesa entre nós. No caso, precisamos de um tampão para proteção, se as coisas tornarem-se aquecidas [risos].

De mim sobre você, ou você de mim?
Qualquer um. Quero dizer, em um certo ponto, você nunca sabe. Uma vez que a porta se fecha ...

Mas você está em um bom filme. Por que deveríamos brigar?
[Risos] Isso é verdade. Vamos nos deitar no chão!

Uma vez, no Festival de Sundance, eu tinha que fazer uma entrevista em pufes adjacentes.
Isso parece muito, como, Sundancey. Isso é realmente muito mais zen. Ele força um certo tipo de postura e ambiente formal, e que, provavelmente, vai permitir mais de uma verdade.

Estas cadeiras inclinam para trás muito mais longe do que eu pensava que seria. Eu quase caí, que teria arruinado o momento zen. Você teria rido.
Verdade, não. Eu provavelmente teria sentido que deveria ajudá-lo.

Mas você não pode, porque esta mesa está no caminho.
Eu teria ido por ali.

"Prisoners" me pegou de surpresa. Certamente não é o que pensava quando vi o trailer.
Bem, quero dizer, é a razão pela qual, quando li o roteiro - Eu já tinha trabalhado com Denis Villeneuve, o diretor, em outro filme. Estávamos no meio da filmagem de outro filme.

Certo, "Enemy", que não foi exibido ainda.
Sim, nós filmamos "Enemy" também. Mas tínhamos trabalhado juntos e como a colaboração tinha sido tão em camadas e estávamos saindo todas as noites após as filmagens, discutindo as cenas, às vezes pensando em como a história poderia mudar e a estrutura da história. "Enemy" foi uma experiência. Uma experiência muito estranha. E eu nem sequer necessariamente chamá-lo de um filme, diria que é uma experiência.

Detective Loki é um personagem frustrante. Às vezes você quer mais emoção dele.
Bem, eu acho que há uma tendência a querer naturalmente emocionar e há uma tendência particularmente que a idéia de agir ou interpretar um personagem seria como fotografar uma situação. E eu acho que como um detetive, a linha que você está seguindo é que você tem que ter um profundo fascínio com a mente do suspeito e porque eles estão fazendo isso - é quase uma obsessão com isso.

Detective Loki tem tiques faciais. De quem foi a idéia?
Isso foi algo que veio naturalmente para mim. Você realmente não conhece esse cara muito bem, e não havia uma pista de quem ele era - quem ele tinha sido na casa de detenção . E a partir daí, Denis e eu começamos a discutir o assunto. Eu sempre achei que as pessoas que têm um alto nível de inteligência ... eles têm determinados maneirismos físicos, mas muitas vezes ele sai em algum tipo de tique. Um tique física. E eu achei que fosse uma representação da verdadeira inteligência, enquanto ao mesmo tempo ser capaz de pensar em outra coisa, para manter quatro ou cinco pratos diferentes girando em sua cabeça. E eu acho que só seu organismo pode lidar com tanta informação, você sabe o que quero dizer?

Eu sinto que você escolhe um monte de papéis interessantes, mas você não tem crédito suficiente para a escolha de papéis interessantes.
Acredito que atuar é - a escolha de histórias e, em seguida, os personagens que você interpreta - é um processo realmente inconsciente. Tipo, eu realmente acredito profundamente no inconsciente. Como quando você fala sobre os tiques e as coisas sobre o personagem que não são explicadas, acredito que eles não se traduzem para um público ... mas me sinto da mesma maneira sobre as escolhas da minha carreira. Eu acho que você está atraído por certas coisas e você tem que ouvir esse tipo de instinto inconsciente e se inclinar em direção ou para longe de algo. E eu venho fazendo isso há muito tempo. Você sabe, venho fazendo isso há quase 20 anos.

É loucura pensar nisso.
Sim. E assim, dessa forma, acho que o que é bom sobre o que fiz na minha carreira e me sinto abençoado sobre isso que tenho que continuar fazendo isso, mas ele simplesmente não quer dizer que há quatro ou cinco papéis que apenas deram certo. É apenas uma espécie de presente...

"Donnie Darko" se destaca para um monte de gente. Para mim, pessoalmente, é "Zodíaco".
Obrigado. Sim, é um filme surpreendente.

Há algumas semelhanças com "Prisoners". Eu gosto de você em papéis onde você está tentando resolver alguma coisa.
Adoro isso também, porque você está autorizado a, como um ator, ser uma parte do processo de contar histórias. Como quando estou em um filme como "Source Code", você é uma parte da narrativa com o diretor. Você começa a trabalhar de mãos dadas. E eu acho que o que era tão grande com Denis é que ele sempre dizia: "Bem, eu preciso de você aqui. Preciso de você neste processo comigo." Porque ele sabia que podia confiar em mim e sabia que o que eu amava mais do que tudo era para ser capaz de jogar contra ou para o fluxo da narrativa - que flui. E eu estou muito consciente disso como ator. Eu não fico perdido nele. Eu realmente amo meus diretores e o que eles estão tentando dizer. Eu amo a idéia de enganar o público, também. Tipo, amo a idéia sobre todas as coisas que poderiam estar pensando, jogando contra ela ou para ele e descobrir a próxima cena, você poderia fazer o oposto. E é esse tipo de disputa intelectual ou, eu não sei, como um tipo emocional de brigar com o público e meus instintos que saíram assim por diante.

Egoisticamente, estou feliz "Príncipe da Pérsia" não fez tão bem como deveria fazer, porque eu tinha medo que você estaria fazendo "Príncipe da Pérsia IV" hoje em vez dsses filmes.
[sorri] Eu tenho que dizer que eu estou tão feliz que comecei a fazer esses filmes.

Essa é uma forma muito delicada de colocá-lo. Jerry Bruckheimer queria que fosse o próximo "Piratas". Filmes como esse levam um monte de tempo para fazer e talvez não veríamos algumas dessas performances que temos visto recentemente de você.
Acho que é possível. Quero dizer, testemunhei isso neste filme é que este é um filme de maior orçamento, na verdade, de uma certa maneira. Quero dizer, é um filme de estúdio que não iria colocar tanto dinheiro nele, especialmente se ele não é um dos cinco diretores que querem fazer isso. Você sabe o que eu quero dizer? Denis não era um risco, ele tinha feito um filme que foi extraordinário. Mas não é assim: "Vamos dar a ele todo esse dinheiro."

Ele não é um risco criativa. Mas, financeiramente, para um estúdio...
É. Como você sabe que está indo para recuperar o que sua visão é. Você sabe, quando você vê uma colaboração entre alguém como Christopher Nolan e Christian Bale, e eles meio que mantêm isso e voltam um para o outro dessa maneira e eles confiam um no outro ...

É isso que essa relação vai se tornar?
[Risos] Bem, eu desejo. Quer dizer, isso seria incrível. Mas eu acho que Denis e eu é que temos um grande amor por filmes de estúdio ou filmes maiores, mas mantendo o aspecto humano a ele e a psicologia e o senso de detalhe e preparação e exploração e nunca tomar nada como garantido - o que acontece quando alguém lhe dá um monte de dinheiro, as vezes, para fazer alguma coisa. Eu acho que nós compartilhamos isso, e sua intenção, eu amo. Sua intenção é apenas para fazer grandes filmes, não importa o tamanho. E eu acho que ele realmente fez, particularmente no caso de "Prisoners".

E eu estou ansioso para ver "Enemy".
Prepare-se, homem. Coloque sua cabeça para pensar.

Fonte: hp



Cocktail Party da revista Entertainment Weekly:








Fonte: ihj


Nenhum comentário:

Postar um comentário