Entrevista para a Variety

Jake Gyllenhaal fala sobre Nightcrawler, Southpaw, a carreira e muito mais:



Jake Gyllenhaal tem uma cicatriz na palma da sua mão. É uma lembrança permanente dos sets de "Nightcrawler", o suspense do Festival de Toronto, em que o ator interpreta um paparazzi do crime. Nas filmagens em Los Angeles no ano passado, o diretor Dan Gilroy estava filmando um esquentado Gyllenhaal sozinho em uma casa depois que seu personagem, Lou, sofre um revés profissional. "Nós estávamos no meio de uma cena com um espelho", lembra Gyllenhaal em uma tarde recente. "Eu bati no espelho." O ato violento não estava no roteiro, e Gyllenhaal ainda não sabe ao certo o que o levou a fazê-lo. "Foi apenas uma escolha que aconteceu naquele momento", diz Gyllenhaal, que acidentalmente cortou a mão em um caco de vidro.


Os médicos do Cedars-Sinai, finalmente, pararam o sangramento e costurou-o, e Gyllenhaal voltou a trabalhar oito horas depois, com o pulso envolto em gaze. "Ele é um trouper total", diz Gilroy. Gary Michael Walters, o CEO da Bold Films, que financiou o indie com $ 8.250.000, lembra de ter visto o curativo e perguntando se era uma fake[para o filme]. "Eles eram como, 'Não, Jake foi tão profundo, que ele se machucou de verdade'", diz Walters. "Foi muito foda."


A trajetória da carreira de Gyllenhaal foi cortada tão profundamente. Há quatro anos, o ator de 33 anos fez um profissional U-turn. Ele deixou para trás filmes de pipoca como "Prince of Persia" e "O Dia Depois de Amanhã", e decidiu que queria trabalhar só com os diretores que o levou para fora de sua zona de conforto. Ele se voltou para o material mais ousado, como em 2012 em "End of Watch", no qual interpretou um policial de LA; 2013 em "Prisoners", retratando um detetive obcecado; e em "Enemy", filme cerebral como um par de gêmeos misteriosos.

Sua nova direção pode ter levado alguns de surpresa, mas o público e os críticos estão respondendo bem ao seu lado gonzo. "Uma das coisas interessantes sobre esses papéis que Jake tomou é que eles são mais escuras, mas ainda comercial", diz Tom Ortenberg, CEO da Open Road Films, que irá lançar "Nightcrawler" no Halloween seguinte ao da premiere em 05 de setembro em Toronto . "End of Watch", da distribuidora que custou apenas US $ 6 milhões, fez 41 milhões dólares na bilheteria doméstica e "Prisoners" arrecadou 122 milhões dólares em todo o mundo no ano passado para a Warner Bros "Um monte de gente viu Jake quando era um bom jovem garoto judeu de Beverly Hills ", diz Antoine Fuqua , que o escalou como um boxeador profissional no próximo lançamento da Weinstein Co., " Southpaw ", que teve forte burburinho de Cannes com base em um clipe de provocação. "Eu disse, 'Nah! Ele é um homem agora. Há algo em seus olhos que as pessoas não vêem. Ele tem raiva nele."

Gyllenhaal cresceu em uma família da indústria - seu pai, Stephen, é um diretor de cinema e TV veterano; sua mãe, Naomi Foner, é uma roteirista indicada ao Oscar; e sua irmã mais velha, Maggie, é, naturalmente, uma estrela de cinema também - e ele fez sua estréia como ator aos 11 anos como o filho de Billy Crystal, em 1991. Quando Gyllenhaal eclodiu pela primeira vez como ator, ele era mais conhecido pelos papéis dramáticos em filmes menores, como, de 2001, "Donnie Darko" e "The Good Girl", de 2002. Ele também desempenhou corajosamente o personagem amante de Heath Ledger no hit de 2005 "O Segredo de Brokeback Mountain", pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. "Eu nunca teria pensado que o filme teria obtido a resposta que ele teve", diz Gyllenhaal. "Foi uma história de mudança de vida e carreira para todos nós. Foi inexplicável. "

Gyllenhaal voltou a suas raízes com seus papéis mais recentes, mesmo que isso signifique tomar salários menores. "Eu não tenho minha própria família agora", diz ele. "Eu tenho a oportunidade de fazer essas escolhas." Nick Meyer, CEO da Sierra / Affinity, que vendeu "Nightcrawler" para os distribuidores internacionais, diz que o status de estrela de Gyllenhaal é a razão pela qual o projeto foi feito. "Ele é um artista significativo com peso, e ele tomou o seu papel neste filme a sério", diz Meyer.



Nightcrawler se centra em Lou, um sleazeball de fala rápida que persegue ambulâncias para capturar imagens de vítimas de acidentes em sua câmara de vídeo. Como Michael Douglas em "Wall Street", ele é um self-starter que fará qualquer coisa para ter sucesso. Gyllenhaal anda na linha entre o olhar hediondo e charmoso, insistindo que o filme não vai funcionar se o público não torcer por seu anti-herói. "Eu lembro de receber o roteiro, enquanto eu estava filmando 'Prisoners'", diz ele. "Parecia realmente política para mim de uma forma subversiva."

A história aborda a idéia de privacidade na era da Internet - e a proliferação do jornalismo de tablóide, e em organizações de notícias até mesmo graves. Mas Gyllenhaal foi mais tomada pelos solilóquios poéticos no script (por Gilroy). Ele memorizou cada frase do diálogo antes das filmagens noturnas de 28 dias pelas ruas de Los Angeles. "Eu estava sempre triste quando terminávamos uma cena", diz ele, "porque eu pensava, 'Essa é a última vez que vou dizer essa linha, e é tão boa. Merece ser dito de novo'. "

Gyllenhaal, que também é produtor de "Noturno", passou três meses na pré-produção com Gilroy decidindo a aparência do seu personagem. Ele teve a idéia radical de fazer Lou magro, o que significava que ele tinha que perder alguns quilos. Quando o trailer do filme estreou durante o verão, sua transformação física chocou a blogosfera. "Gostava de tentar comer poucas calorias quanto possível", diz ele. "Eu sabia que se estava com fome que estava no lugar certo. Fisicamente, ele se mostrou, mas quimicamente e mentalmente, eu acho que foi mesmo uma viagem mais fascinante. Tornou-se uma luta para mim ".

Em algumas noites, ele não iria comer nada, ou ele só comia alguns pequenos pedaços de carne, biscoitos ou salada de couve. "Quando você assistir ao filme e ver a angularidade de seu rosto, as faces cavadas, a maneira que os olhos tornam-se proeminentes," fala Gilroy, "é um olhar tão assombroso para uma sessão de noite." Gyllenhaal iria correr 15 milhas de sua casa até os sets à noite para ficar magro. A inspiração para o personagem de fala rápida veio do mundo animal. "Havia um sentimento geral de que ele era um coiote", diz Gyllenhaal. "Eu só queria viver dessa maneira."



No filme, Lou se interessa por sua chefe, uma produtora de notícias da TV local interpretada por Rene Russo, que acontece de ser casada com Gilroy. O diretor ri quando perguntado se essas cenas eram desconfortáveis ​​para ele para coreografar. "Isso não era nada", diz ele. "Meu Deus - ela beijou cada em Hollywood. Isso nunca me incomodou. Eu cresci no negócio. "Gilroy está seguindo um caminho semelhante ao seu irmão mais velho, o escritor de "Identidade Bourne " Tony Gilroy, que fez sua estréia na direção no final da vida, em 2007 com "Michael Clayton". "Nightcrawler"é o primeiro de Dan aos 55 depois de escrever o roteiro de "Two for the Money" em 2005. Ele diz que Gyllenhaal superou sua lista de desejos para jogar Lou - que aparece em quase todas as cenas do filme - por causa de sua vontade de experimentar. "Há um enorme desejo de empurrar a si mesmo, e criar algo que é único", diz Gilroy.

Mesmo assim, alguns dos métodos de Gyllenhaal foram pouco convencionais. Ele foi em uma missão disfarçado para encontrar o guarda-roupa da década de 1990 para Lou. "Gostaria de dirigir em torno de LA às vezes durante os ensaios e tirar fotos dos caras que eu via na rua, e enviá-los para Dan", diz ele. Ele foi em um passeio, juntamente com reais paparazzi perseguidores de ambulâncias. "Havia um carro que passou por cima da Freeway 101 para baixo de um cume, e colidiu contra um muro", diz ele. "Nós chegamos 30 segundos antes da polícia chegar." Gyllenhaal fez uma pesquisa semelhante com a polícia de LA quando se preparava para "End of Watch", e ele brincando brigou com o diretor Denis Villeneuve, antes de decidir sobre o corte de cabelo e piscar dos olhos de seu personagem em "Prisoners". Hugh Jackman, sua co-estrela no filme, descreve Gyllenhaal como ator que confia em seus instintos. "Há uma cena-chave no carro onde eu acabado de sair de uma loja de bebidas", diz Jackman. "Na maioria da parte foi improvisada. Durante a cena, Jake olhou para  mim e disse: 'Eu estou à beira de alguma coisa. Vamos - vamos para mais". A próxima tomada é a que está no filme. "

Gyllenhaal admite que interpretar um personagem escuro como Lou, as vezes, apareceu em seus sonhos. "Eu sempre tenho pesadelos", diz ele, antes de pegar a si mesmo. "Eu realmente não acredito em pesadelos. Eu não acredito nessas coisas que nos assustam que estão em nossos sonhos. Eu acho que eles são para comunicar com nós mesmos. Mesmo se eu estou com medo, eu acho que eles são úteis às vezes. "Gyllenhaal fala abstratamente no início, quando perguntado o que o levou a papéis mais vulneráveis. Ele diz que teve uma epifania quando ele fez 30 "Você acorda e diz:" Eu sei quem eu sou. Por que não sou capaz de me comunicar através da minha arte? ", Diz ele. "Eu só percebi que estava sentado no lugar errado."

Mas ele logo se abre sobre como o divórcio dos seus pais em 2009 o afetou. "Meu pai casou de novo, e minha mãe se mudou para Nova York", diz Gyllenhaal, que se mudou para Nova York para ficar perto dela. "Minha família tornou-se uma entidade diferente, e acho que mais honesta." Ele queria encontrar a mesma honestidade nos personagens que ele jogou. "Minha família é tão forte neste momento", diz Gyllenhaal. "De certa forma, isso me deu a força para dizer confiar em si mesmo."


Um ano depois de completar "Nightcrawler", Gyllenhaal ainda está em execução. Em uma tarde de domingo, em Pittsburgh, onde ele está prestes a fazer "Southpaw", Gyllenhaal está encharcado de suor em uma esteira de ginástica. Seus braços e tronco estão agora fortes. Ele passou seis meses trabalhando durante seis horas por dia para construir músculos o suficiente para olhar como um boxeador profissional. "Fizemos um acordo", disse seu treinador, Terry Claybon. "Se você está indo para aprender boxe, você vai ter que chegar lá e agir como um boxeador."

Parte da rotina de Gyllenhaal inclui uma corrida de oito quilômetros, seguido de tempo no ringue com boxers reais - ele treinou numa academia em Los Angeles e no Mayweather Boxing Club, em Las Vegas. Ele ainda traz consigo um repórter da Variety como ele faz alguns de seus exercícios básicos: pull-ups (passei), abs (não tão ruim) e uma broca de cócoras que envolve lançando um pneu de 200 quilos ao longo do chão de um ginásio (Eu quase quebrei minha costa).

Vestindo um capuz e tatuagens falsas nos braços e pescoço, fala fragmentado durante o seu sprint. É um dia de verão chuvoso em Pittsburgh, e o céu se ilumina com eletricidade. "Trovão é incrível", diz Gyllenhaal, fazendo um gesto implodindo com o punho. Depois de quatro milhas, ele entra no ringue para um round relâmpago diferente. O ginásio thrums com música hip-hop como Gyllenhaal, seus dedos envoltos em fita, flicks jabs no seu treinador e outro boxer. Ele filmou a maioria das cenas de boxe para "Southpaw" nas duas primeiras semanas de produção no início do verão, mas agora ele está tentando se preparar para uma última luta antes de pendurar as luvas. "Duas pessoas têm feito isso em suas vidas", diz Fuqua. "Robert De Niro em" Touro Indomável "e Denzel Washington em" The Hurricane ". Esses tipos de caras são raros."

Depois de seu treino, Gyllenhaal se senta em um sofá na parte de trás do ginásio. Mesmo exausto, e com olhar sonolento de apenas quatro horas de sono, ele diz que se sente revigorado. Muitos atores se tornam proficientes em um comércio diferente para usar isso como parte para um papel. "Mas, para mim, é aprender uma habilidade para o que você não vê na tela", diz Gyllenhaal. "Uma linha é uma linha é uma linha. Mas a linha é outra coisa quando debaixo dela, há a experiência da linha. "Ele admira os atores que entendem o que ele chama de "a arte do instante", e em seguida, recita um verso de TS Eliot "Quatro Quartetos" : "Rápido agora, aqui, agora, sempre"

Ele diz que quando ele está trabalhando, ele dá o seu diretor uma escolha convencional, o que ele vai seguir com um take mais ousado para a sala de edição. "Eu sempre penso nisso como um balde", diz ele. "Estou jogando todas essas opções em um balde. O diretor pode retirá-los e colocá-los lá em cima e cortá-los do jeito que ele quer para o personagem." Além de "Southpaw", Gyllenhaal tem "Everest", no qual ele interpreta um alpinista atingido por uma tempestade de neve, no próximo ano, e ele vai em breve começar a filmar "Demolition", dirigido por Jean-Marc Vallée ("Dallas Buyers Club"), sobre um banqueiro de investimento cuja vida desmorona quando sua mulher morre tragicamente. Depois disso, ele vai fazer sua estréia na Broadway em "Constelations" de Nick Payne em dezembro. "Eu sempre amei estar no palco", diz Gyllenhaal, que já apareceu em uma peça no West End e Off- Broadway. Convenientemente, sua irmã estará atuando na mesma rua em "The Real Thing".

É um pouco irônico que a cena em "Nightcrawler" que é verdadeira para a vida apresenta Gyllenhaal quebrando sua própria imagem. Gilroy diz que ele foi pego de surpresa que a estrela fez isso no set, mas se tornou uma parte crucial da história. "Nós não planejamos a quebra do espelho", diz ele. "Foi honesto. Foi dramático. Torna-se um ponto de pivô no personagem."Agora Gilroy não pode imaginar  "Nightcrawler" sem a cena. "Foi um acidente que colocamos no filme, porque funcionou tão bem", diz ele. Mas ele recentemente pensou em como Gyllenhaal sempre vai levar o personagem de Lou com ele. "O filme tornou-se uma parte permanente de seu ser físico", diz Gilroy.

Gyllenhaal não se intimidou com o papel que lhe deixou cicatrizes. "Como ator, você está constantemente fiel aos seus sentimentos e os sentimentos de um personagem", diz ele. "Os momentos mais interessantes são sempre os mais inesperados. Eu não estou dizendo que é uma coisa positiva para se machucar e ter que levar pontos na mão. Mas, para mim, a cicatriz é sobre um certo tipo de compromisso. "

Fonte: variety

2 comentários:

  1. Já tinha me esquecido de Everest rsrs
    É tanta coisa!!

    ResponderExcluir
  2. Jake Gyllenhaal é uma sumidade. Um ator fantástico que eu gostaria muito de conhecer!

    ResponderExcluir