Entrevista para a Esquire



Em uma quinta-feira em meados de janeiro, uma tempestade de gelo que irá criar tornados no Texas e uma pilha de 20 carros no Kansas está parando pela primeira vez na Califórnia, embora reconhecidamente de forma menos apocalíptica. Los Angeles não é uma cidade projetada para a chuva: os edifícios de cor doce parecem de algum modo monótonos e chamativos, e enquanto a água escorrem de suas folhas, as palmeiras parecem suicidas.

Parado na janela de um bloco de uma torre em Burbank, a poucos quilômetros a nordeste de Hollywood, examinando os prédios de escritórios abaixo e além deles, as colinas, Jake Gyllenhaal vê as coisas de forma diferente.

"Eu acho que há algo de mágico sobre a forma como as palmeiras saem da névoa", diz ele.

E ele está certo. É verdade. Há sim. Talvez o ator de 36 anos de idade tenha prazer em ver a luz do dia. Antes de nossa entrevista, ele foi escondido em uma sala de edição com David Gordon Green, diretor da Pineapple Express, que agora está dirigindo Stronger, o primeiro filme feito pela produtora de Gyllenhaal, Nine Stories. Além de produzir, Gyllenhaal está interpretando o papel principal de Jeff Bauman, que perdeu as pernas no bombardeio da Maratona de Boston em 2013 e em cujo livro o filme se baseia.

O par emerge rindo quando um assistente de produção anuncia minha chegada. Gyllenhaal -com visual barbudo para um papel futuro- se apresenta. "Oi, eu sou Jake." Sim, com certeza, há esses famosos intensos olhos azuis, as sobrancelhas pesadas, e os crescentes em suas bochechas quando ele sorri. Ele parece mesmo ter 35, embora a meteorização está fazendo seu rosto menos bonito, mas mais bonito, mais interessante, de tal forma que alguns homens tem sorte, e a maioria não.

Gyllenhaal se desculpa por um momento e Green, quando Gyllenhaal está fora de alcance, expressa o que parece ser genuíno entusiasmo por ter que trabalhar com o ator-agora-produtor nessas salas, onde, ele diz, ele pode "leite-lo por sua estranheza". É uma maneira estranha de colocá-lo: como se "estranheza" é uma mercadoria preciosa para ser engarrafada e processada como anti-veneno. Mas então você pensa sobre a carreira de Gyllenhaal e pelos papéis que ele é mais conhecido, e como eles se encaixam em um espectro de Hollywood de franquias intermináveis de super-heróis e fantasias épicas vagas e seqüências de dinheiro, e faz um certo sentido.





Há Donnie Darko, o filme de cult de 2001 sobre um adolescente super medicado que vê um coelho imaginário de seis pés que prediz os tempos finais, e que ainda se mantém como um evocativo pedaço de humor sobre a aterradora, numbing potencialidade da adolescência. Há Soldado Anônimo, o filme de Sam Mendes sobre um fuzileiro naval na primeira Guerra do Golfo, que não se revela no heroísmo ou perigo, mas no vazio existencial criado pela guerra - de propósito, significado e diversão. Há o drama de Ang Lee em 2005, O Segredo de Brokeback Mountain, no qual Gyllenhaal e o falecido Heath Ledger interpretaram cowboys que tropeçam em um relacionamento íntimo que surpreende e sobrecarrega ambos, e foi um filme que mudou a maneira como o amor homossexual era retratado na tela e como ele era falado depois.

Mais recentemente, havia O Abutre, uma sátira ardente sobre o apetite amoral dos meios de comunicação (mas não outros tipos de mídia, oh não!). Contada através das ações de um cameraman feroz e sociopata. No ano passado, houve Animais Noturnos, o drama sedutor e selvagem de Tom Ford sobre o dano que as pessoas fazem umas às outras, no corpo e mente, em que Gyllenhaal interpretou um amante devastado, Edward, mas também Tony, um personagem de um livro escrito por Edward, cujo próprio sentido de identidade - como pai, como marido, como protetor - é quebrado da maneira mais brutal.

Então sim. Parece que David Gordon Green não é o único a alimentá-lo por sua estranheza. O que também é, de certo modo, o que eu deveria estar fazendo hoje em Burbank. Mas primeiro temos de descobrir onde sentar.

Estamos em uma pequena sala ao lado da suíte em que ele e Green estão trabalhando; O publicista de Gyllenhaal já telefonou para pedir desculpas pela "falta de atmosfera" e para arrombar minhas esperanças de que iremos conduzir a entrevista enquanto "cavalgamos" BMXs pela praia de Santa Monica, ou o que for que os Angelenos fazem no seu tempo de lazer. Misteriosamente, o espaço é desproporcionalmente cheio de móveis, fazendo-o sentir como se estivéssemos em um improvisado workshop cheio de prompts cenas: há uma única cadeira de escritório de couro preto dobrado debaixo de uma mesa de madeira ("Dispiriting Job Interview at Accountancy Firm""), duass poltronas listradas lado a lado sob a janela ("Waiting Area of Suburban Beauty Parlour") e um sofá de couro escuro contra a parede (""Introductory Session with Cut-Price Psychiatrist""). O último parece mais apto.

"Você toma o sofá," Gyllenhaal diz, puxando uma poltrona. Ele é suposto ser "O Paciente" neste cenário, lhe lembro.

"Oh, certo," ele diz.

Mas isso parece estranho, também. Eventualmente, nós dois sentamos no sofá. Peço desculpas pela intimidade, dada a infinidade de opções de lugares disponíveis.

"Sim, tenha alguma contenção," ele brinca.

Eu prometo fazer o meu melhor.



Os jornalistas costumam dizer que entrevistar Jake Gyllenhaal é um pouco complicado. Não só porque ele tem cuidado com sua privacidade, o que ele é, mas também porque, como ele diz, recostando-se no sofá, "eu tenho uma mente abstrata ... Eu não posso fazer pequenas conversas, não é uma coisa fácil para mim, eu acho que tendem a me excluir como resultado disso." Ele faz uma pausa. "Eu acho que ficar um pouco mais velho me faz totalmente bem com isso."

Além disso, ele gosta de transformar idéias redondas e redondas, de dentro para fora e de cabeça para baixo. Ele faz isso com jornalistas, diretores, atores colegas, testando o material, empurrando, sondando; reputação de não poupar sentimentos se ele acha que serve para o bem comum. Ele é curioso a uma falha e às vezes seu interesse na experiência de outras pessoas só torna o seu próprio mais opaco; em uma história de capa recente com uma revista de estilo britânico para a qual ele foi entrevistado por Tom Ford, foi o diretor, e não o ator,  quem aprendeu mais. (Em um ponto ele me pergunta como é fazer o meu trabalho e eu dou-lhe a minha "tuppence-vale a pena" sobre o horror das junkets em hotéis por um bom par de minutos antes de me lembrar que, oh sim, ninguém se importa.)

Ele pode certamente "rasgar" as perguntas estúpidas que fazem citações bobas para serem circuladas infinitamente na internet - um caso em questão: o tempo que ele fez um comentário fora de mão a uma estação de rádio sobre o seu carinho por baguetes de uma certa padaria britânica; mesmo The Guardian publicou uma história intitulada "Jake Gyllenhaal: I love Greggs" - mas isso não quer dizer que ele não vai olhar para você com uma certa resignação de descrença quando você perguntar a eles. Além disso: basta você tentar olhar para aqueles olhos azuis de bebê por uma hora e meia. Não é nenhuma façanha média.



O encontro de hoje é feito apenas um pouco mais abstrato pelo fato de que estamos nominalmente aqui para discutir um filme, Life, que nenhum de nós viu. A vida parece ser um bom thriller psicológico antiquado na Estação Espacial Internacional, onde um grupo de astronautas atraentes e um cosmonauta descobrem o rover que enviaram a Marte trouxe de volta um passageiro. "Um ser celular", diz Gyllenhaal. "Eles estão realmente animados com isso, e de repente isso se torna uma terrível interação com essa criatura."

E você é escolhido um por um?

"Sim, eu não sei!" Ele diz. Embora, claro, ele faz.

O filme foi feito em Shepperton Studios em Surrey (durante o qual Gyllenhaal viveu "em uma casa em Notting Hill") e para recriar a aparência de gravidade zero, os atores foram suspensos em fios, estilo Peter Pan. "Foi muito divertido fazer fisicamente", diz ele. "Em termos do mundo emocional, em termos de conjurar sentimentos enquanto flutuando em fios, provou ser um pouco mais difícil do que eu pensava que era."

O diretor, Daniel Espinosa, também queria que os atores se unissem tanto quanto possível, para recriar algum sentido de vida na Estação Espacial Internacional: a camaradagem, a irritação, a claustrofobia, o isolamento. "Nós estávamos em fios durante todo o dia, e então quando estávamos fora dos fios havia tendas fora do palco que todos nós entraríamos. Nós raramente fomos lá fora. Esta foi a gripe que passou ao redor de todo mundo, que apenas rapidamente levou todos nós para baixo. "

Parece uma piada. Também soa como um tipo de auto-punição papel que Gyllenhaal parece ser atraído. Como em Southpaw , o filme de 2015 em que Gyllenhaal ganhou músculos e aprendeu boxe, a fim de jogar o ficcional campeão Billy "The Great" Hope. Ou Everest , um relato de uma desastrosa expedição de 1996, na qual Gyllenhaal, como o guia de montanha condenado Scott Fischer, teve que decretar sendo congelado até a morte na neve que, dado eles estavam filmando a uma altitude de 4000 pés em temperaturas de -30 ° C, provavelmente não foi muito difícil de fazer. Ou Nightcrawler , para o qual Gyllenhaal, por sua própria vontade, perdeu mais de 10 quilos para dar seu personagem, Lou Bloom, um olhar assombrado, com fome, correndo 15kms por dia e comer couve.


É uma reputação que Gyllenhaal conhece bem. "As pessoas sempre dizem: 'Ouvi dizer que você está muito comprometido com seus papéis, que perdeu peso', o que parece ser algo mágico, extraordinário", ele acrescenta às pressas uma ressalva diplomática ", embora eu sei que não é fácil para muitas pessoas no mundo... As pessoas simplesmente adoram falar sobre a parte física dela. "O que você fez para dar forma a essa coisa, o que você comeu, qual foi sua dieta?"

Mesmo seus colegas foram conhecidos por sondá-lo. "Alguns atores me perguntaram: 'Ei, eu sei que quando você entra em algo você faz muita preparação, eu estou fazendo esse papel, você acha que eu deveria ir e pular de um prédio?' Eu sou como, 'não, use sua imaginação!'"

Mas também é uma reputação pela qual, ele está ciente, ele é parcialmente culpado. "Eu acho que às vezes levo as coisas muito longe, e eu percebi que realmente não consegui o resultado que queria, porque nem sempre foi divertido, você sabe?" Life, diz ele, era atraente porque "literalmente íamos voar", e o processo provou, de fato, ser "um pouco menos de uma tortura."

"Eu cresci pensando em algum lugar que, se você realmente está fazendo algo grande, tem de estar se punindo de alguma forma", diz ele. Depois de alguns anos realmente indo em diferentes áreas, empurrando meu corpo fisicamente, empurrando minha mente, indo um pouco longe demais em espaços, percebi que a alegria é uma parte enorme dela."

Ele se sentiu que interpretando todas essas almas em crise estava fazendo-lhe danos a longo prazo? "Eu não sei, acho que, felizmente ou infelizmente, estou mais perto dos personagens que interpreto do que eu gostaria de pensar. Há provavelmente pessoas que, se eles me ouviram dizer isso, não iriam querer sair comigo ... "Ele sai.

Alguém tentou convencê-lo a aliviar a auto-flagelação?

- Sim. Minha mãe, o tempo todo.

Gyllenhaal teve mais tempo do que a maioria para fazer a paz com sua profissão. Ele nasceu em Los Angeles de uma mãe de roteirista, Naomi Foner (que escreveu Running on Empty , para a qual meninas que cresceram nos anos 80 - holler! - serão eternamente gratos), e um pai diretor, Stephen Gyllenhaal; sua irmã mais velha é a atriz Maggie Gyllenhaal. Seu primeiro papel na tela, com 10 anos de idade, foi como o filho de Billy Crystal, de cabelos espigões, em City Slickers , e embora frequentasse regularmente o ensino médio -  Harvard-Westlake - e, Budismo tibetano e misticismo Oriental na Columbia, ele saiu após dois anos para perseguir a atuação.

Ele foi atraído por isso, desde o início, porque "eu sentia como poderia ter algo e ter uma idéia e estudar essas palavras e ver se havia um lugar onde ele acionou algo em mim ... Eu gosto do som e do sentimento das palavras que vêm da minha boca. Eu amo as idiossincrasias das pessoas e o que eles estão tentando comunicar inconscientemente através de seu comportamento. Estou sempre à procura de honestidade."

Mesmo? Quando você tinha 12 anos?

"Mm-hmm."


Bem como o material bom, ele fez um par de fracassos, principalmente Príncipe da Pérsia: as Areias do Tempo, uma mega-adaptação de vídeo-game da Disney/Jerry Bruckheimer que, é justo dizer, não excitar os críticos. Muitas vezes é afirmado que esse filme era uma espécie de epifania para Gyllenhaal, provocando uma mudança sísmica que o levou a rejeitar o cinemão de Hollywood em favor do estranho, de opções menores. Naturalmente, como com a maioria das tentativas de alisar as bordas, ele resiste. "Há tantas mudanças sísmicas: tudo responde a tudo mais, as pessoas gostam de falar sobre o que eles podem quantificar, o que eles consideram sem êxito em oposição a algo que é, mas eu não vejo isso assim."

Quanto a se ele vai ou não nunca mais vai entrar na batalha blockbuster, ele é noncommittal. - Talvez, não, não sei, não há ortodoxia, nem ressentimento nem necessidade de fazer uma coisa ou outra.

Então, agora ele está em seus trinta e poucos anos, ele tem sido um bom ator por um quarto de século, e tem tido muito tempo para se acostumar a negociar a vida peculiar que ele escolheu. Ele falou muitas vezes sobre como a atuação é "absurda", mas certamente hoje é mais estranha do que nunca, onde cada expressão facial se torna um gif, um meme, um sopro de fofocas on-line e onde cada ação é examinada. Ele menciona de passagem que ele acabou de ler a biografia vencedora do Prêmio Pulitzer do segundo presidente dos Estados Unidos, John Adams , de David McCullough, durante as férias do Natal; o Mail Online relatou esta viagem, mas optou por não se concentrar em seu amor pela não-ficção e, em vez disso, executou fotos de paparazzi dele em seus calções de natação sob a manchete, Jake Gyllenhaal sem camisa enquanto ele desfruta de St. Barths."

Mas, por outro lado, os atores também têm mais poder, ou pelo menos, graças à proliferação de plataformas, mais oportunidades para retransmitir suas opiniões se assim o desejarem. E estes são tempos estranhos. No fim de semana anterior à nossa entrevista, Gyllenhaal apresentou um prêmio no Globo de Ouro, onde Meryl Streep fez seu discurso amplamente difundido, condenando o fanatismo do presidente Donald Trump, e o então presidente incumbente respondeu, em um tweet, que ela era "uma das atrizes mais superestimadas em Hollywood". Em seu discurso na mesma cerimônia de premiação, o ator britânico Tom Hiddleston pareceu sugerir que o programa para o qual ele estava coletando uma estatueta, The Night Manager, aliviou o sofrimento do pessoal de Médicos sem Fronteiras no sul do Sudão. Não caiu bem, portanto teve que emitir um pedido de desculpas.



Gyllenhaal diz que não se sente obrigado a usar sua fama para grandes mensagens dele - "Eu adoraria usar qualquer público que eu tenho para ter certeza de que as pessoas que sabem o que estão falando são ouvidas" - embora suas ações sugiram que ele é relativamente politicamente envolvido; sua família tem apoiado ativamente a American Civil Liberties Union, ele participou da Fundação da Broadway para Hillary Clinton e uma semana depois desta entrevista ele e sua irmã Maggie participaram da Marcha das Mulheres em Washington DC.

Quando nos encontramos, é apenas mais de uma semana até a posse de Trump; no lado de um prédio no Sunset Boulevard, uma imagem gigantesca do comediante político Bill Maher aparece, como os olhos do dr. Tck Eckleburg, sob as palavras: "Faça a América sã novamente". É quase impossível não falar sobre como as coisas estão na América, mas também na Grã-Bretanha e na Europa, o que ele faz, com conhecimento, embora depois de um pouco de tempo ele me impede.

"Eu não estou muito interessado no que eu penso, porque sou um homem branco rico", diz ele, "e agora o que é importante não é o que eu penso. Mas vou dizer que não gosto quando as pessoas dizem, "Você não deve ouvir o que um ator tem a dizer sobre algo, deixe os políticos falarem", porque a ironia é que nós elegemos uma celebridade como presidente, então, como resultado, isso não funciona mais ".

Alguns anos atrás, quando Gyllenhaal se viu em Washington DC, ele pediu à algumas pessoas para perguntarem à algumas pessoas sobre ir em um passeio pela Casa Branca. Ele recebeu algumas dicas de algumas pessoas através de algumas pessoas que ele deveria usar algo mais formal. "Pensei que talvez estivéssemos indo para o vice-presidente ou algo assim, então era como, 'Oh meu Deus!' Fui e comprei um novo par de sapatos. " Enquanto na turnê ele foi levado para um lado e para o Escritório Oval onde o presidente Barack Obama estava esperando por ele.

"Foi uma sensação incrível, mas não confortável", diz ele. "Eu estava meio, não no meu corpo."

E quem disse o quê a quem?

"Eu realmente não me lembro muito, mas me lembro dele dizendo que, na época, 'Nosso país está em um lugar muito difícil e há muitas pessoas lutando, e é seu trabalho para nos divertir, e para trazer alguma leviandade ou alegria, ou para nos mover.' Eu adorei que ele dissesse isso. "Assim como eu daria a qualquer um um objetivo, este é seu. Este é meu pedido à você." E foi como, 'OK.' "



De acordo com o comando do presidente Obama, e assumindo Barack goza de um show tanto quanto o cara seguinte, alguns dias após a nossa entrevista, Gyllenhaal está pronto para voar para Nova York, onde sua mãe e irmã vivem e ele também vive agora, com seu pastor alemão, Leo, para começar a ensaiar um musical, Sunday in the Park with George de Stephen Sondheim, que será realizado no Hudson Theatre na Broadway. O talento de Gyllenhaal para cantar pode não ter sido visto em seus filmes - não havia muitas mãos de jazz em Jarhead - mas sua família é musical, ele diz, e os espectadores de Nova York já tiveram a chance de vê-lo em A Pequena Loja de Horrores e uma versão concerto de Sunday in the Park with George, ambos receberam brilhantes comentários. (Se você está realmente curioso para verificar, você também pode encontrar clipes do YouTube dele cantando "And I am Telling You I'm Not Going" de Dreamgirls no Saturday Night Live - vestido com um vestido de cocktail brilhante.)

Apesar de seus professos planos para iluminar, Gyllenhaal escolheu um musical muito Gyllenhaalian para obter seus dentes. Sunday in The Park with George é inspirado pela pintura do artista do século XIX Georges Seurat "um domingo à tarde na ilha de La Grande Jatte" e considerando as circunstâncias em que foi pintado, e o legado dos descendentes de Seurat e também, oh porque o inferno não, o significado da arte. É também, por qualquer show-tunes padrão, incrivelmente difícil de cantar. Quando lhe foi oferecido, sua reação era típica. "Eu pensei: 'Merda, isso me assusta'. Então eu pensei que se me aterrorizasse o suficiente, provavelmente deveria fazê-lo." E esse personagem, por alguma razão, sente-se tão perto de mim.

Sunday in The Park with George é em parte sobre o relacionamento de Seurat com seu amante, Dot, e sua incapacidade de conectar-se verdadeiramente um com o outro, apesar de seu afeto mútuo, em parte por causa da devoção inabalável de George a seu trabalho. Meu psiquiatra interno de preço reduzido mexe. Perto de você, você diz?

- Sim. Sim, e não - diz Gyllenhaal. "Eu acho que ele tem um grande coração, e não necessariamente sabe como comunicá-lo com palavras, mas acho que na verdade a peça perdida desse show que eu encontrei é o quanto ele tem de amor, e quanto ele tem para dar, E como os sinais são apenas atravessados ​​... E assim para mim, sim, ele é, ele está obcecado com o seu trabalho, ele o ama profundamente, é uma parte dele. Ele o mantém de alguma conexão, mas ele também conectá-lo profundamente, e tudo o que ele quer é para alguém vê-lo exatamente como ela quer a mesma coisa, e muitas vezes essas coisas acontecem em nossas vidas. "

E assim como eu estou tentando digerir isso, e descobrir o quanto ele está falando sobre George, e o quanto ele está falando sobre Jake, ele começa a elaborar, tipo, falando linhas da peça, até que ele está promulgando uma conversa entre George e Dot em que tentam agarrar uns aos outros com palavras, mas caem inexoravelmente curto.

"Há tantas coisas nela, e é tão bonita, ela diz:" O que você quer é você mesmo ", e ele diz:" Eu me importo com esta pintura, e você estará nesta pintura ". E ela diz: "Eu pensei que você entendeu", e ele diz: "Não há nada que eu possa dizer, não é?" E ela diz: "Sim George, você pode me dizer para não ir." Ela diz para mim: 'Diga-me para não ir ...' "

E é incrivelmente actory, e você poderia espetar para ele se você quisesse, mas é também uma espécie de um deleite, porque ele é bom nestas coisas, e você se lembra que em algumas semanas o público da Broadway estará jogando rosas em seus pés, ou o que quer que seja que os New Yorkers fazem no teatro, e parece como se as luzes da casa realmente escurecem apenas um pouco na sala improv improv-estranho improv-oficina.

Em seguida, seu telefone bleeps e nosso tempo acabou. Gyllenhaal está para ir, mas continua recitando, desfrutando o som e o sentimento de palavras que vêm de sua boca, e você começa uma sensação de que o revisor do The New York Times da versão de concerto de Sunday in the Park quis dizer quando ele descreveu "Solitário e consolador, aquele olhar - e realmente ver - outra pessoa pode ser a forma mais elevada de intimidade que existe". E então ele chega a um pouco onde ele não tem certeza das palavras e ele diz: "Eu só posso fazê-lo cantando", e você pensa, bem, isso é que, em seguida, mas então ele começa a cantar, ou meia-cantando de qualquer maneira, Olhando você nos olhos.
"Olhe para todas as coisas que você me deu, coisas que eu não tinha olhado até agora/Flor em seu chapéu/E seu sorriso/E a cor de seus cabelos/E a maneira que você pegar a luz/E o cuidado/E O sentimento e a vida".

E então, de repente, ele se solta. - Foi assim que acabou.

E ele está certo. É verdade. Foi isso.

Fonte: Esquire

Nenhum comentário:

Postar um comentário