O Segredo de Brokeback Mountain: 10 anos

Artigo publicado na revista OUT em comemoração aos 10 anos do filme:



A história oral definitiva do filme, com: Ang Lee, Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Randy Quaid, Annie Proulx, Diana Ossana e Larry McMurtry


A camisa parecia pesada até ele ver que havia outra camisa dentro dela, as mangas cuidadosamente vestidas na manga da de Jack. Era a sua camisa xadrez, perdida, achava ele, muito tempo atrás em alguma lavanderia, o bolso rasgado, faltando botões, roubada por Jack e escondida ali dentro da camisa dele, o par igual a duas peles, uma dentro da outra, duas em uma. - Annie Proulx, O Segredo de Brokeback Mountain

O silencioso, o revolucionário O Segredo de Brokeback Mountain de Ang Lee que completa 10 anos este ano, pode ser sentida não apenas na forma como foi abraçado por cinéfilos, mas na forma como alguns tentaram neutralizar sua descrição sobre o amor do mesmo sexo, rodando sua mais íntima e angustiante cena-"Eu gostaria de saber como evitar você" momento-em uma piada. De acordo com Jake Gyllenhaal, que interpretou o caubói carismático, que era algo que Heath Ledger, em particular, era extremamente sensível. "Ele era extraordinariamente sério sobre as questões políticas que cercaram o filme quando ele saiu", diz ele. "Muitas vezes as pessoas gostavam de se divertir e brincar com isso, e ele foi veemente sério sobre isso, até o ponto onde ele realmente não queria ouvir nada que estava sendo feito de diversão."

Assistimos novamente uma década depois, o "evitar você" encontro de O Segredo de Brokeback Mountain culmina em anos perdidos dos amantes, simbolizado num desespero animal por abraços e acusações mais poderosas do que nunca. Alguns já conheceu alguém como Ennis Del Mar, preso em um mundo em que ele não se encaixa, e irremediavelmente incapaz de ver qualquer alternativa. Ou, como Annie Proulx escreveu no conto em que o filme é baseado, "Houve algum espaço aberto entre o que sabia e o que ele tentou acreditar, mas nada poderia ser feito sobre isso, e se você não pode corrigir você tem que aguentar. "É a tragédia de Del Mar e Jack Twist, por extensão, de, também, que ele não pode levar a escolher a felicidade ao invés o medo".

Muitos escreveram sobre o subtexto homoerótico dos filmes de caubói, mas nenhuma história tem sido tão franca como O Segredo de Brokeback Mountain, lembrando-nos que para todo o machismo célebre do Oeste americano, sempre houve homens como Ennis e Jack.

Em uma entrevista por e-mail, diz Proulx, "Claro que havia e há homens gays no mundo do gado e cavalos desde que a primeira vaca passou o inverno nas planícies a oeste de Laramie, mas a grande ficção que evoluiu no século 19 e leigos sobre a pecuária Ocidental é que todos os caubóis e vaqueiros eram heterossexuais, fortes e destemidos, corajosos e bonitos, e embora difíceis e ousados, eles eram tímidos, poupando palavras, sempre gentis com cachorrinhos e crianças órfãs, extravagantemente polidos para as mulheres, etc. Tudo isso fez-se um ideal masculino irresistível que tinha/tem valor político. Para muitos, a imagem caubói se tornou um poderoso símbolo de homens americanos. Foi esse confronto com irrealidade que a história queria mostrar através de uma olhada em dois personagens que vivem no mundo real do armário homofóbico".

Embora o filme foi bem recebido e generosamente recompensado fazendo mais de 177 milhões dólares americanos em todo o mundo, e outros US$ 44 milhões em vendas de DVD-houve alguns casos anômalos. Um cinema em Salt Lake City se recusou a exibir o filme, e ele foi proibido na China. Mas uma das coisas mais notáveis ​​sobre O Segredo de Brokeback Mountain foi que ele veio justamente no momento em que as atitudes estavam mudando, e o público mainstream estavam prontos para ver dois homens se envolvendo, quando aqueles dois homens eram Ledger e Gyllenhaal. Assistir Ledger viver o papel de uma bola enrolada Ennis-tal dor e raiva silenciada e repressão sexual é duplamente comovente agora, pois nos faz lembrar do enorme talento que perdemos.

Tal como acontece com River Phoenix em My Own Private Idaho, é impossível imaginar qualquer outra pessoa fazendo o papel, e apesar de todos os grandes papéis parecerem decisões de elenco inevitáveis ​​em retrospectiva, há uma alquimia rara no trabalho entre os quatro atores centrais que uma falha na escolha poderia ter destruído.

Antes de O Segredo de Brokeback Mountain, a idéia de um ator heterossexual de primeira linha desempenhar um papel gay em um filme de sucesso parecia inverosímil. Posteriormente, tornou-se quase banal, mas precisou de Ang Lee para isso acontecer. Atores fizeram testes para O Segredo de Brokeback porque Lee era um grande nome, mas muitos estavam hesitantes. "Durante as entrevistas tinha a sensação de que eles estavam um pouco, se assim posso dizer, com medo, incomodados", lembra Lee. "Normalmente, quando eles vêm se encontrar com [o diretor] seus agentes dão seguimento:" Como vai? "Eles não disseram isso para mim desta vez."

Naquela época, é claro, Hollywood não era diferente de Wyoming, um lugar onde existiu a homossexualidade, mas raramente foi admitido, e, se descobriu inevitavelmente punida. Isso mudou e continua a mudar, mas histórias como o Segredo de Brokeback Mountain retem sua potência porque vergonha, medo e preconceito não desapareceram.

E também porque a metáfora de O Segredo de Brokeback Mountain- sonhos frustrados e viver-sem viver é aquele ao qual qualquer pessoa com um coração pode se relacionar.

Para marcar o 10º aniversário de O Segredo de Brokeback Mountain, convidamos o diretor Ang Lee, os roteiristas Diana Ossana e Larry McMurtry, os atores Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway e Randy Quaid para relembrar a produção deste filme seminal.




Diana Ossana (roteirista): Eu li pela primeira vez a história quando apareceu na [revista] The New Yorker em 1997. Eu li isso no meio da noite e novamente na manhã seguinte, e foi apenas comovente, por isso, pedi Larry [McMurtry] para lê-la. Ele estava relutante, só porque ele não estava interessado em ficção curta.

Larry McMurtry (co-roteirista): Eu me perguntava por que não tinha escrito isso sozinho, porque [a homossexualidade] tem sido pendurada lá no Ocidente por mais de cem anos, esperando para ser escrita. Eu sabia disso, e todo mundo que estava muito familiarizado com a vida do caubói sabia disso.

Ossana: Nós escrevemos uma carta fã para Annie Proulx e perguntamos o que pensava sobre nós escrevermos um roteiro sobre a história. Ela escreveu de volta e disse: "Eu não vejo um filme aqui, mas podem fazer," e nós escrevemos um roteiro em três meses, e enviamos para o mundo. Cerca de cinco dias depois, Gus Van Sant apareceu em nossa porta no Texas querendo fazer isso. Mas Gus não conseguia um ator para Ennis, ele desistiu. Larry acredita que os representantes dos atores foram dissuadindo-os a não fazer o papel chamando de suicídio de carreira para um ator heterossexual interpretar uma pessoa gay. Nós apenas pensamos que era ridículo.


Randy Quaid (Joe Aguirre): Eu li a história na The New Yorker em uma escada rolante em um ginásio em Houston. Eu pensei que faria um grande filme e até mesmo indagado sobre como obter os direitos, mas eles já haviam sido adquiridos. A curta história me pareceu ter mais humor do que o filme, mas talvez isso foi devido à novidade de ler sobre cerca de dois cowpunchers homossexuais que desesperadamente se apaixonam, deixando as ovelhas para se defenderem sozinhas.

Jake Gyllenhaal (Jack Twist): O roteiro de Brokeback Mountain estava circulando há anos, como é frequentemente o caso de filmes realmente interessantes. Eu já havia tido um encontro com um outro diretor, que estava ligado a ele talvez quatro anos antes de Ang. Eu tinha provavelmente 19 anos.

Ossana: Em 2001, [produtor] James Schamus concordou em produzir, e ele e eu tentamos obter alguns diretores para um contrato. As pessoas adoraram o script e organizamos leituras para isso, mas ninguém iria se comprometer. No final de 2002, perguntei James para mostrar à Ang, e ele voltou algumas semanas mais tarde e disse: "Ang amou o roteiro, mas 'nós vamos fazer The Hulk'".

Ang Lee (diretor): Eu estava bastante destruído depois de fazer O Tigre e o Dragão. Meu amigo Jim [Schamus] me apresentou a esta pequena história de Annie Proulx, e no final quando eles falam sobre tudo o que temos é Brokeback Mountain, que era uma questão existencial para mim. O que é esta montanha Brokeback? Eles dizem: "Nós realmente não temos um relacionamento, é apenas Brokeback Mountain", e eu gritei. Isso realmente me deixou perplexo. Eu cresci em Taiwan, para que nada é mais remota para mim do que caubóis gays em Wyoming. Na época, eu estava no fluxo de fazer algo polposo e escolhi fazer The Hulk, que me assolou ainda mais. Mas a história se recusava a me deixar.

Gyllenhaal: Eu sabia que ia ser um filme difícil de se fazer, e algo que iria desligar as pessoas, mas eu não sabia o quão difícil seria de se fazer. Meus familiares mais próximos, meus padrinhos [eram um casal gay], por isso era sobre algo que eu apenas inerentemente não tinha preconceito.

Quaid: Foi definitivamente um filme que precisava ser feito. Ele proporcionou uma oportunidade para a sociedade, particularmente a cultura americana, para confrontar seus problemas fundamentais com a comunidade gay. Colocar o confronto em um ambiente que é tradicionalmente visto como o hétero-macho John Wayne e o ocidental caubói foi um golpe brilhante de Proulx.

Lee: Depois de The Hulk pensei em aposentadoria. Eu pensei que tinha tido o suficiente. Meu pai tinha acabado de falecer, e estava exausto. Brokeback Mountain me alimentou de volta para o cinema e como pessoa. Eu não sou o criador desse filme, sou apenas um participante. Era para sair, para ver o mundo, afetar as pessoas. Acho que todo mundo envolvido sentiu dessa maneira, como nós fomos abençoados. Eu não tenho um outro filme em que me fez sentir assim.

Anne Hathaway (Lureen): Eu recebi o roteiro de Brokeback Mountain com uma nota que dizia: "Por favor, leia para o papel de Alma." E eu li o roteiro, e foi, naturalmente, deslumbrada com isso, mas me lembro de pensar, Alma não é para mim, sou Lureen. Não é muito diferente do sentimento de encontrar alguém que vai se tornar muito importante para você em algum nível de alma. Isso tinha a mesma atração magnética que eu sinto por certas pessoas muito importantes. E, como todos aqueles sentimentos maravilhosos, que me fez quente, ele me fez animada, fez meu sangue borbulhar.

Lee: Eu conheci Annie Proulx, pela primeira vez em Nova York. Ela me assustou. Mas então eu passei dois dias em Wyoming com ela. No primeiro dia, ainda tinha medo dela, já que ela é severa e eu sou um garoto da cidade, mas na primeira noite que nós tivemos um jantar, e vi um item no menu, Rocky Mountain ostras, e o pedi. Eu não tinha idéia do que era, mas sou um comedor aventureiro. Eu acho que foi o quebra-gelo. Quando chegou, ela deu uma mordida nele, e disse: "As mulheres não devem comer isto", e esboçou um sorriso. Depois ela foi encantadora.

Ossana: Minha filha tinha sugerido Heath [Ledger] no início de 2003, por isso, fizemos uma pequena maratona de filmes. Eu fiz Larry assistir A Última Ceia, e ele assistiu que até o personagem de Heath se matar, e ele se levantou e disse: "Eu não posso assistir mais isso, é muito brutal, mas aquele jovem é Ennis". Sugerimos Heath para o estúdio, mas eles realmente não levaram a sério, e, em seguida, o ator que tinha o compromisso de desempenhar Ennis desistiu, e liguei para o agente dele e pedi a ele para enviar o roteiro à Heath. Ele leu no caminho para a Austrália para o Natal com Naomi [Watts], e disse que era o mais belo roteiro que ele já tinha lido.

Gyllenhaal: Quando me encontrei com Ang, havia um número de combinações diferentes de atores que tinha em mente e cada combinação de atores foi diferente. Nada permaneceu o mesmo. Você ouviria, "Oh, essa pessoa e essa pessoa, ou nem todos eles." Ou "essa pessoa e essa pessoa," e depois "nem todos eles afinal." Depois que tinha me encontrado com Ang-um breve, um pouco estranho encontro-ouvi: "Agora ele está pensando em Heath Ledger e você. Mas se Heath não quiser fazer isso, então vai ser outra pessoa. "

Hathaway: Eu estava filmando Diário da Princesa 2, e estava trabalhando na Universal Studios[onde] Ang ia se encontrar com as pessoas. Então, fui capaz de conseguir um teste durante a minha pausa para o almoço. Nós estávamos filmando a parte da coroação no filme, então eu estava com um vestido de baile, usando esta grande peruca que foi do meio ao mais alto, mas também trabalhou para uma rainha do rodeio, por isso era bom. Coloquei meu jeans e uma camisa de flanela xadrez, e atravessei o estúdio em um carrinho de golfe com o meu cabelo grande de princesa. Lembro de estar muito, muito calma, o que é incomum para mim em qualquer circunstância, especialmente aos 21. Eu só me senti tão centrada e focada, e na maneira como um predador: Eu sabia o que eu queria.

Ossana: Quando estávamos lançando Alma, Michelle [Williams] não foi sequer no radar. Eu era o único que colocou Michelle na minha lista, e que era porque tinha a visto em Dawson's Creek e me lembro de pensar: Que diabos é esta jovem mulher fazendo neste show? Você podia ver as profundezas que ela tinha.

Hathaway: Quando terminei o teste, geralmente sei dizer se deixei a porta aberta para outra atriz para vir atrás de mim, mas deixei aquela sala sabendo que tinha fechado, a trancado e soldado. Eu só sabia que era minha. As pessoas estavam lutando para me ver como algo além de uma princesa da Disney na época, de modo que obter o endosso de Ang me fez perceber que talvez poderia levar isso um pouco mais. Isso me fez pensar pela primeira vez que poderia ser um artista legítimo. Lembro-me de pensar, eu consegui um! Vou mostrar. Não serei o elo mais fraco. Mantenha o ritmo com essas pessoas!

Ossana: Quando Larry e eu nos sentamos para escrever o roteiro, decidimos que outras cenas queríamos acrescentar. Nós sentimos que, a fim de torná-la completa e realmente entender o impacto de sua relação sobre as pessoas ao seu redor, teríamos que incluir as crianças e suas esposas. Uma tragédia como essa, o efeito cascata de alguém que era homofóbico-Ennis foi-sobre todos à sua volta é enorme.

Hathaway: Quando consegui o papel e tive meu primeiro ensaio, uma das coisas que Ang me disse foi: "Na noite em que Lureen e Jack se encontram pela primeira vez, é o Brokeback Mountain dela, o único que ela já teve." Então, isso alimentou a amargura.

Gyllenhaal: Eu conheci Heath muito tempo antes do filme. Éramos amigos. Fomos para uma espécie de campo de treinamento, onde todos nós íamos e aprendíamos a andar [a cavalo]. Heath já sabia andar muito bem, mas nós montamos e fomos para o lado de fora do rancho de Los Angeles. Foi realmente, realmente incrível.

Hathaway: Quando deixei o teste, a última coisa que Ang disse foi: "Ah, a propósito, você pode andar a cavalo?" Meus pais me deram um monte de presentes na minha vida, e uma delas é: Se alguém perguntar se você já fez tal coisa que você nunca fez, diga que sim. Você pode aprender qualquer coisa em duas semanas se você estiver motivada o suficiente. Então, nunca montei em um cavalo, e respondi: "Oh sim, sou realmente muito boa nisso." Então sabia que tinha que aprender a andar, e foi realmente, realmente, realmente bom. Mas me deram um cavalo no set sem terem dito que era um cavalo de comando verbal, então não conseguia descobrir como fazê-lo andar. E eu fui para um ensaio na frente de 300 extras, os quais trabalham em rodeios, e o cavalo não fazia nada do que eu mandava. E no final ele me jogou na frente de todos.

Gyllenhaal: Durante o primeiro mês de filmagens, todos nós vivemos neste rio em pequenos trailers, e tinha o meu cão lá. Todos nós acabamos por viver em um acampamento e íamos a pé para os sets. Você sabe, em um mundo impulsionado pelo comércio, particularmente na indústria do cinema, não há tempo para passarmos juntos-relações são passageiras. Mas antigamente, as pessoas realmente costumavam passar seu tempo juntos. Eles se tornavam uma família. E é isso que Ang criou no filme. É por isso que somos unidos, não apenas ligados com o sucesso do filme, mas ligados pela experiência. Era um projeto íntimo dessa forma. Acordávamos e fazíamos o café da manhã para o outro, e convivíamos. Heath e Michelle se apaixonaram. Foi um momento especial, realmente especial.

Ossana: No primeiro dia, nós filmamos a cena onde o personagem de Michelle está no tobogã e cai fora do trenó, e Ennis está com ela, eles estão rindo; bem no terceiro take, Michelle caiu do trenó, e na parte inferior do morro ela estava chorando. Ela torceu o joelho, e tivemos que chamar alguém para levá-la ao hospital. Heath não estava disposto a deixá-la ir sozinha, e enquanto ele estava entrando no veículo com ela, ele estava alisando o cabelo dela. Eu me lembro dele olhando para ela, e ela olhando para ele com esses olhos arregalados. Ela estava quase assustada com a atenção que ele estava dando a ela, mas você podia ver isso todos os dias a partir daí. Para ele, era realmente amor à primeira vista. Ele estava tão encantado por ela.

Hathaway: Nós quatro fomos levados para esse restaurante em Calgary pelos produtores, e eu lembro de estar sentada lá e olhando para Heath e Jake, e Michelle, e me toquei que todos nós tínhamos menos de 25. É engraçado como éramos jovens, mas no momento em que estávamos muito longe deste momento humanista crescente que estamos tendo agora, com os direitos dos homossexuais. E parecia um grande e importante passo à declaração sobre o amor, sobre a necessidade do amor, sobre as consequências limitantes das pessoas. E eu estava tão deslumbrada que essas quatro crianças de 25 anos de idade poderiam trazer isso para a vida, especialmente três deles.

Ossana: Cada grupo com que filmei no Canadá tem sido muito dedicado e determinado a fazer um bom trabalho, mas em conjunto vários extras vieram até mim no início das filmagens e me confessaram que eles eram gays, e como poderosamente o script os tinha tocado.

Gyllenhaal: Essa linha ["Eu não sei como evitar você"] mudou, foi escarnecida, era tudo entre, mas eu lembro de sair daquela cena, fora desse cume da colina, e vendo um número de figurantes, alguns dos quais nem sequer sabiam sobre o que o filme era, chorando. Quando li pela primeira vez essa linha, eu era como, O que é isso? Agora percebo que qualquer pessoa que amou sabe o que sente. A parte interessante de nos lançar em uma idade tão jovem foi que nós não entendemos completamente com o que estávamos envolvidos, e essa é a beleza do filme também.

Ossana: Heath e Jake foram muito diferentes em suas abordagens para seus personagens, e seu método. Jake daria muitas opções-ele fazia cada take um pouco diferente de cada vez. Mas Heath faria o mesmo a cada vez, porque ele era esse personagem.

Gyllenhaal: O que levou Ang e manipulou da maneira mais bonita, são as técnicas que temos como atores-um de nós mais na improvisação, e outro mais rigoroso em sua abordagem. Portanto, haviam todas essas coisas acontecendo, onde intrincadas tomadas de Ang sobre quem somos como atores e colocá-los nos personagens, e  partes da nossa personalidade também. No set, provou ser realmente interessante, às vezes, e também, às vezes, muito frustrante, tanto para nós.

Ossana: Quando fizemos as filmagens noturnas e todo mundo estava exausto, entre as tomadas, Jake iria começar a cantar, e ele fazia imitação de um grande magnata produtor, ele era hilariante. Ele tinha um sentimento muito familiar.

Lee: Na noite em que filmamos a cena à beira do rio, onde eles falam sobre a infância de Ennis, Jake estava em um estado de espírito de improvisar um pouco, e desviar suas linhas, e Heath ficou muito chateado-realmente chateado, como todo o seu progresso foi interrompido. Jake é mais um ator-de improvisação, tentar isso, tentar isso, mas a preparação de Heath era realmente profunda. Ele manteve os dentes cerrados e o rosto fechado por cerca de dois meses, ele não soltou. É por isso que algumas pessoas reclamaram que não podiam ouvir o que ele estava dizendo. Ele precisou filmar uma comédia logo depois-Casanova. Ele me disse que só precisava relaxar.

Hathaway: Heath quase quebrou a mão fazendo o filme. É a cena em que Jack vai embora e Ennis começa a caminhar pela estrada e, de repente cai em um beco, porque ele tem uma dor no estômago e fica emocionado. Heath apenas realmente queria fazer isso. O plano era para ele colocar seu rosto contra a parede, isto era o que deveria ser, e ele simplesmente acabou socando a parede. Todo mundo estava pirando porque era uma parede de verdade. Não era uma parede de tijolos de filme. Foi uma parede de tijolo porra. E ele fez isso, e eles conseguiram isso, e eles disseram que sua mão estava mutilada. Ele poderia ter realmente quebrado.

Ossana: Eu disse à Heath,  "Ennis não sabe por que está se sentindo tão horrível, por que ele se sente como ele vai estar doente. Não é uma realização consciente ainda, ele está suprimindo o amor por este homem tão insistentemente, mas é por isso que ele sente como ele vai vomitar, por que ele está perfurando a parede".

Lee: Uma das minhas cenas favoritas é quando Ennis vai até à casa dos pais de Jack-é sobre a repressão, a única coisa que está faltando, tudo o que ele evitou. É uma cena. Quando eu vi as nuvens acima da casa eu sabia que ia ser um grande dia de filmagem. Só havia esse sentimento. Nós trabalhamos todo o caminho até o por do sol e além. Após o primeiro take, sabia que tinha algo especial.

Hathaway: Lembro-me de ver o take em que Heath anda através de seu quintal da frente, que é realmente apenas poeira e sujeira mais do que qualquer outra coisa, e Heath tinha decidido que, em algum momento Ennis tinha sofrido um acidente e tinha que mancar. Era tão sutil, e parecia que ele estava mancando por cerca de quatro anos, e só lembro de olhar para Heath naquele momento, e pensando: Esse é um dos maiores atores de todos os tempos.

Ossana: Aquele dia foi tão intenso, oh meu senhor. E foi muito intenso para Heath. Eles fizeram a tomada mais e mais e mais, e em um determinado ponto Heath desceu e disse: "Como é que estou fazendo, como estou fazendo?" E eu olhei para ele e disse: "Você está me fazendo chorar," e ele ficou tão emocionado com uma emoção que fez ele correr para fora do prédio no escuro. Corri atrás dele e perguntei se ele estava bem, e ele disse: "Eu só preciso ficar sozinho um pouco." E então ele voltou cerca de 30 minutos mais tarde e fez a cena novamente. Atores como aquele não vêm longitudinalmente muito frequentemente em uma vida.

Gyllenhaal: Embora existam muitas partes da história que são verdadeiramente tristes, uma das coisas mais tristes é que não vou ser capaz de trocar idéias criativamente com Heath novamente, porque isso era uma das coisas mais bonitas para sair disso .

Fonte: Out Magazine

2 comentários:

  1. Emocionada. Lendo isso tudo dá pra entender pq Jake diz que qndo um filme dá certo e é reconhecido, é como se fosse um milagre pra ele. Tudo é da forma como deve ser, a pessoa certa chegará na hora certa. Brokeback foi assim...
    Muito lindo !
    Obrigada Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem me sinto da mesma forma Annie.
      E um filme no qual os atores foram unidos por um laço forte de respeito,fraternidade e amizade .

      Excluir