Entrevista com Jake Gyllenhaal




HitFix: Eu sei que você está realmente mudando as marchas ultimamente, mas este foi certamente algo para afundar seus dentes.

Jake Gyllenhaal: Personagem louco! O personagem, na página, é uma loucura. É tão bom. Como um bom roteiro. E só estruturalmente, também, a forma como Dan escreveu.

É também uma mudança fisicamente extrema para você. Foi isso esculpido na página, o tipo de magreza do personagem?

Não, havia apenas algo sobre a reprodução de música em sua própria cabeça. Alguns descrições dele são assim. Não, tudo isso veio - há um monte de coiotes no script e então houve isso - Dan é, tipo, muito magro. Como se você vê que ele tem esse tipo de olhar e sua energia é um certo tipo de energia. Nós conversamos muito sobre LA e coiotes em LA e da topografia de LA sendo uma determinada coisa, e depois à noite todos estes animais selvagens saem. Dan não parava de dizer, você sabe, "Você precisa ser charmoso. Você precisa querer segui-lo", e todas essas coisas. Havia duas cenas no roteiro que não estavam no filme, um que ele encomendava comida e ele ficava perguntando quanto seria, como um hambúrguer com queijo extra. Então ele pediu um simples hambúrguer. Então, ele só pediu água gelada. Ele estava sempre bebendo água gelada. E então houve uma cena que foi cortada dele onde ele conhece essa mulher em um site de namoro e eles se encontram em um restaurante e ele tenta ir basicamente em um encontro com ela e ela só quer transar com ele. E em que ele fala sobre como, os "especiais" e os preços para os especiais e coisas do tipo. E assim, só a partir de todas essas coisas que eu vim com o pensamento de que ele deve apenas estar com fome, você sabe? Ele deve ser um cara que você vê, ele está como, você sabe, ele está à procura de um emprego. Ele não tem um emprego. Ele realmente não sabe o que diabos ele está fazendo e ele está vagando ao redor de Los Angeles.

Ele tem um tipo de vibração de um limpador.

Sim, exatamente. A primeira cena em que ele está roubando alguma merda e ele nem sequer sabe realmente o que é, você sabe? É metal e peças de sucata e coisas assim. E por isso há apenas este sentido dele ser esse cara com fome. Eu gosto de pensar nos personagens como animais.

Presumo que também por sua vez, dá-lhe algumas pistas físicas também.

Definitivamente.



O filme também foi filmado maravilhosamente. Eu sabia assim que o diretor de fotografia Robert Elswit estava envolvido que seria especial, mas ele realmente deu um tom interessante da cidade.

Ele é meu padrinho. Ele tirou fotos do meu nascimento! Isso foi um fator importante para mim, você sabe, ele filmar o filme. Ele é um verdadeiro contador de histórias. Como Roger Deakins, sabe? Contar histórias é uma prioridade para ele e que foi um grande fator para mim. Eu sabia que estaria em boas mãos e realmente estávamos.

Nós nunca realmente começamos a ver as cores da cidade, como fazemos aqui. "Colateral" foi um grande marco para isso, mas aqui é outra coisa ainda.

Dan falou - e ele fala sobre isso muitas vezes - o tipo de vastidão do vale e as áreas e esses cantos e recantos do Vale. E como muitas vezes não há muitas pessoas lá, se você não mora lá, sabe? É uma parte tão grande de Los Angeles. Nunca foi filmado. Quero dizer, você já viu isso em filmes, mas o tipo de disposição estrutural do Vale - e, em seguida, além do que é, tipo, este deserto.

É uma paisagem estranha. E você teve que explorar outras áreas disso em "End of Watch", também.

Sim. Mas quando você vê algo como "Dia de Treinamento" ou quando você vê algo como "Colateral", há uma vibração baixa, uma espécie de centro centro-sul. E sim, "End of Watch" era a mesma coisa. Mas o Vale, você sabe, mesmo crescendo em Los Angeles, eu não tinha - você dirige para baixo e há uma espécie de strip mall depois de strip mall no Vale.

E as estradas vão durar para sempre.

Para sempre. Eles são como os ventrículos. Eles são como artérias e ventrículos e afluentes de Los Angeles. Como o coração sendo- Eu não sei onde, mas é uma espécie de, como, procurando por isso.

E com o "Enemy", que, na verdade, filmou com Denis Villeneuve antes de "Prisoners".

Sim, esse roteiro chegou a mim - parece que meio que se jogou na minha frente e ele veio a mim com esta descrição de Denis. E todo mundo estava me dizendo sobre há um ou dois anos, "Você tem que ver o seu filme 'Incendies'." Na época, eu tinha tomado um monte de tempo livre. Eu me mudei para Nova York. Eu estava procurando por algo, como uma aventura, acho. Eu li o roteiro, que foi traduzido do espanhol para o Inglês, você sabe, por isso às vezes era um pouco confuso. E encontrei-me com Denis e foi apenas, como, claro. Estávamos tal como mentes, quero dizer, ele era tão amoroso e compreensivo, onde eu estava na minha vida e na minha carreira e o que eu queria fazer como artista. E ele era tão respeitoso e tão encorajador da coisa que era uma espécie de procurar por algo. Eu continuo dizendo isso, mas o universo estava me dizendo que precisa seguir em frente. E assim foi e fiz "Enemy" e tivemos a experiência mais incrível. Foi apenas uma experiência maravilhosamente mágica. E, em seguida, três meses depois ele era como, "Você quer fazer outro filme?" E eu era como, "OK." Mas é surpreendente, no entanto. Quero dizer as pessoas são do tipo, "Oh, sim, você provavelmente vai querer fazer esse tipo de filme experimental depois de ter feito este filme com ele." Era o oposto.


Eu assisti esse filme em casa e foi mais ou menos hilário. Minha esposa ia a pé dentro e fora da sala de estar fazendo o que quer e pegar vislumbre e ser, tipo, "O que ... wtf... você está assistindo?" É um filme estranho para apenas vir e começar a assistir, sem contexto!

[Risos.] Eu tenho um sentimento que ele passa muito isso, no entanto.

É um divertimento para mastigar, apesar de tudo. É tão rico, com todo aquele simbolismo junguiano.

Esse filme para mim foi o nascimento da idéia de pesquisar - como ter o processo criativo ser um pouco de uma exploração, sabe? Como uma verdadeira busca por algo. Encontrar projetos que eu poderia procurar por mim mesmo, em seguida, um mundo que eu não conhecia ou qualquer coisa. Criativo. Nós fizemos "End of Watch", literalmente, e depois com Denis era... nós fizemos isso de forma criativa. Toda noite saíamos e jantávamos e depois nós trabalhamos e falávamos sobre a cena que filmamos, o que estávamos filmando amanhã e se ou não funcionou. E nós debatíamos algumas idéias. Então nós iríamos filmar o dia todo no dia seguinte e descobrir isso. E nós saímos para jantar novamente na noite seguinte e falávamos sobre isso. Foi apenas muito colaborativo, e fomos descobrindo coisas em conjunto, explorando juntos. Foi muito divertido.

Há certamente muita conversa sobre sua ética de trabalho nos últimos tempos, mas é interessante. Apenas um breve olhar sobre o filme e é claro que você foi bastante seletivo desde o início.


Absolutamente meu ponto. Apenas tenho o sentimento de que, pelo menos até certo ponto, a sua carreira tem sido sempre um pouco de uma curadoria. Não é como se você fez uma série de filmes ruins e viu a luz. E você teve a idade privilegiada para receber todas essas histórias de super-heróis e outros enfeites, mas além de algo como "Prince of Persia", você está indo em uma direção diferente desde o início.

Para mim, isso se sente como uma presença. Para mim, isso parece uma espécie de momento presente, uma espécie de fenômeno incrível, essas coisas grandes de super-heróis. Esses contos épicos, você sabe, de metáforas que queremos ser lembrados. Dão-nos a fé e a força de determinadas maneiras. E para mim, eu sou uma espécie de que essas coisas parecem ser parte do tecido para mim que eu estou tentando olhar objetivamente, ao olhar para trás e ver, como, o que está acontecendo no mundo, o que está acontecendo no mundo. Eu quero falar sobre isso ou fazer parte de uma história que fala sobre isso ao invés de apenas - isso faz sentido?

Um pouco. Quero dizer, você está dizendo que você não está tão interessado neste tipo de coisas mais amplas?

Não, quero dizer, eu estou. Se algo acontecer e eu ficar muito comovido com isso e realmente sentir que posso fazer algo e ter a conversa criativa certa com alguém que permita que eu tenha espaço para criar algo interessante - o que importa é o personagem. É apenas sobre encontrar uma oportunidade onde você pode realmente começar algo específico, a coisa que você está criando. Eu estou interessado nisso. Eu sou o tipo de cara, como, se meu personagem voa, quero saber como funciona um avião e vou aprender como fazer isso e eu vou tentar descobrir como transferir isso em por que só um ser humano saberia.

Em vez de apenas interpretar, você sabe, por falta de uma palavra melhor, um ícone.

Ou uma idéia. Quero saber razões. Eu quero ser um cientista, bem como um artista. Eu quero saber dessas coisas de um lugar de um personagem de modo que tenham significado real. Eu quero fazer isso tudo sozinho. Eu não quero bombardear a história com ele, mas acho que é isso que eu quero fazer. O problema que tenho às vezes é, como, quando você não tem permissão para fazer isso, quando você não tem permissão para criar um personagem muito específico, apenas não é o que eu quero. Não é o que eu quero fazer. Por isso, não importa se é um super-herói ou se é um filme menor que você está fazendo por US $ 6 milhões. Eu realmente quero fazer um filme divertido, um filme ação com Dan, você sabe, ou com Antoine [Fuqua], sabe? Eu quero fazer um filme que tem um personagem no centro de tudo que nós aprendemos e conhecemos, da mesma forma que você aprende a conhecer alguém como Lou [de " Noturno "] ou um personagem como Loki [de" Prisoners "] ou qualquer outra coisa.

Isto é apenas uma extensão de como você sempre olhou para ele ou ...?

Não, isso é diferente. Eu acho que quando você diz que eu estou em curadoria e eu estive pensativo sobre isso - sim. Eu sempre fui muito intensamente pensativo sobre o que eu quero fazer, mas eu acho que isso mudou em termos de - meu foco mudou para personagem. Tudo começou com "Enemy" e então eu fui e fiz a peça[off-Broadway] onde você e eu nos encontramos . Comecei a brincar com isso lá e depois realmente comecei a encontrar grande alegria. É uma coisa gradual. Como quando eu fiz "End of Watch", que estava lá, também.

Então, você está começando "Demolition" de Jean-Marc Vallée agora. Eu realmente gosto desse cara. Sua obra e, ele é um cara legal, sabe?

Ele é um cara legal. Você tem que ir vê-lo filmar, homem. Se você vier para Nova York ou qualquer coisa assim, você deve vir. Você vai ficar fascinado pela maneira como ele filma. É inspirador.

Ele obviamente foi indicado ao Oscar por edição, mas já só vendo como "Wild" foi montado, eu estava muito impressionado.

A cobertura é tão grande porque ele vai voltar e ele filma uma grande tacada. E ele vai voltar e filmar sua cobertura. Em seguida, ele vai voltar e filmar uma grande chance de novo e, em seguida, filmar a cobertura de outra pessoa. Em seguida, ele vai voltar e filmar sua cobertura. Em seguida, ele vai voltar e filmar uma grande chance de novo e ele vai filmar a cobertura de outra pessoa e, em seguida, ele vai voltar e filmar sua cobertura. E então ele vai vir do outro lado e ele vai filmar em ambos os lados. Ele não sabe o quão sujo ele está. Então ele vai filmar em um ambiente limpo. Em seguida, ele vai voltar e voltar novamente grande, tipo de um outro grande. E ele vai filmar as inserções. E eu quero dizer, não há ninguém no set e ele só está se movimentando. Temos um monitor sobre rodas e ele está apenas andando. É engraçado, do meu ponto de vista, porque você está fazendo o que você está fazendo e você vê como, uau, fazendo 360. É grande.

Existe algo que você gosta de procurar especificamente agora? Existe uma coisa maior que você está apontando para agora?

Gostaria de saber se você pode adivinhar. Não, eu estou ansioso para entrar no palco novamente. E eu estou olhando para a frente para tentar produzir mais filmes e estar envolvido em filmes como esse.

Você quer dirigir?

Porque eu venho de uma família de cineastas, reconheço a presunção disso, você sabe, um ator dizendo isso. Mas o meu grande respeito por todos os lados, de fazer filmes que me faz hesitar quando eu digo "sim". Mas como eu te disse, eu sei que se o universo que sou eu, vou tentar ouvir e fazer o meu melhor.

fonte: hitfix

Nenhum comentário:

Postar um comentário