Jake Gyllenhaal fala sobre a carreira e, claro, Prisoners



Jake Gyllenhaal: "Eu sinto que eu apenas comecei a minha carreira"

Isto já não é o menino bonito com o cabelo perfeito e os lábios dos sonhos. Isto já não é o favorito para o próximo grande blockbuster, ou o cara que você tem que considerar para sua próxima franquia de super-heróis. Este é um Jake Gyllenhaal, que agora está abraçando o inesperado, abordando os papéis que exigem muito mais do que os músculos grandes e um corpo tonificado. Um Jake Gyllenhaal que está procurando próximas relações apaixonadas com diretores que gostam de experimentar e empurrar os limites. Cineastas que oferecem uma experiência versus desempenho. Cineastas como o diretor de Prisoners Denis Villeneuve.

Relação de trabalho de Gyllenhaal e Villeneuve começou em um filme muito pessoal e experimental chamado Enemy, que estreou no Toronto International Film Festival deste ano. O vínculo estreito eles formaram um filme que ajudou a alimentar a abordagem de Gyllenhaal em Prisoners, onde estrela como o heroicamente ferido e destacado Detective Loki. Ele é um personagem que não sabemos muito sobre ele, mas Gyllenhaal brilhantemente interpreta-o como um cara que tanto concentrou a atenção na tarefa em mãos e ao mesmo tempo a poucos minutos do desenrolar completamente. 

Em ambos Enemy e Prisoners, vemos Jake Gyllenhaal mais adulto - um cara que está preparado para entrar na conversa de prêmios, e um que prova que ele ainda tem muito mais para realizar em sua carreira. É quase apropriado, então, que a nossa recente conversa começou com uma pequena conversa sobre as nossas festas não convensionais de Bar Mitzvah.




Movies.com: Você sabe, uma coisa que temos em comum é que nós dois tivemos festas não convencionais de Bar Mitzvah.

Jake Gyllenhaal: [ Risos ] Isso é a única coisa que temos em comum?

Movies.com: De jeito nenhum, mas é uma das coisas. Eu li o seu foi em um abrigo, e achei realmente interessante. Estou curioso para saber o porquê.

Gyllenhaal: Eu também! [ Risos ] O que a minha mãe diz é que ela praticou esse humanismo secular, e ela queria que seus filhos tenham uma perspectiva do mundo e ser capaz de sentir como a idéia de dar era tão importante quanto o momento em que você estava comemorando. Então, sim, os meus pais no meu 13 º  aniversário -, juntamente com uma festa; ainda tínhamos uma festa típica, bem como - todos nós passamos o dia em um abrigo. Por que, como era o seu?

Movies.com:  Eu cresci em Nova York e foi sempre o meu sonho como um jovem garoto para visitar a Califórnia e Hollywood, por isso, em vez de uma festa real, meus pais e eu caímos na estrada rumo à Califórnia.

Gyllenhaal: Oh, merda! Isso é tão grande!

Movies.com: Bem, parece melhor do que era. Eu tinha 13 anos, e pedi serviço de quarto e assisti De Volta Para o Futuro II em um quarto de hotel era muito mais divertido do que sentar em um carro com os meus pais.

Gyllenhaal: [ bate as mãos ] Haha, isso é incrível! Realmente, eu adoro isso. 

Movies.com: Você parece ser um cara tão relaxado, e ainda com todos que falamos dizem que você é realmente intenso. Você é um cara intenso, ou estamos confundindo-o com os papéis que desempenha?

Gyllenhaal: Obviamente não é algo para mim dizer. Eu não poderia te dizer isso. Mas eu estou focado quando eu trabalho em alguma coisa, e eu acho que a minha tendência ultimamente tem sido a adoção do material mais escuro.

Movies.com: Por que isso? Você começou uma corrida por este tipo de material?

Gyllenhaal: Eu só parecem entendê-las um pouco mais. Eu sou alguém que quer saber a verdade de uma situação, seja ele qual for. Como é difícil para mim estar em um contexto como esse e não quer ter uma troca. Isso é o que eu gosto em uma cena. Às vezes é difícil encontrar material que permite mais do que a exploração; permite que você explore todos os diferentes tipos de sentimentos. Tenho um instinto quando leio alguma coisa, e gostaria de compartilhar isso com a pessoa que fez o filme para ver se eles são para essas idéias, e isso é o que fiz com Prisoners . Este papel poderia ter ido em um número de maneiras diferentes, mas eu tinha essa idéia que compartilhei com Denis Villeneuve, estava trabalhando na época [em Enemy] e ele estava dentro dela. Ele gosta de explorar esse tipo de escuro, mundo inconsciente. É por isso que gosto muito de trabalhar com os outros, porque nós não temos medo de ir a esses lugares. Na verdade, nos divertimos com eles. Eu não sei se isso é intenso, ou intensidade, mas nós definitivamente não estamos interessados em apenas roçar a superfície.



Movies.com: Seu personagem em Prisoners, Detective Loki - sabemos muito pouco sobre ele.  Então vem a este papel, você criou uma história de fundo inteiro ou foi dado a você? Quanto mais você sabe sobre ele versus o quanto o público sabe?

Gyllenhaal: Eu sei muito sobre ele. Havia alguns indícios de que Aaron Guzikowski tinha escrito no script, como há uma linha sobre ter passado algum tempo em uma casa juvenil e havia cerca de duas ou três pistas sobre quem ele era. Ele estava sozinho em um restaurante chinês no início do filme - esses tipos de coisas. De lá, Denis e eu começamos a trabalhar. Denis sempre me contou sobre essa idéia para o filme - este tema que queria entre instituição e o indivíduo. O personagem de Hugh Jackman representou o indivíduo e meu personagem representou a instituição, e que tematicamente ele queria que o meu personagem tinha trabalhado nas instituições para a posição em que ele se encontra.

Minha interpretação disso é que se ele tivesse sido em um 'centro de detenção de meninos ou em uma casa de meninos', talvez ele passou pelo sistema de detenção juvenil. E durante esse tempo, talvez ele fez algumas coisas que lhe permitiram compreender a mente criminosa. Passamos por essa história e nós escrevemos para nós mesmos. De lá, apenas demos pequenas pistas. As tatuagens que ele tem, ele cobre. Talvez ele tem vergonha dessas coisas. Ele está procurando a verdade em outras pessoas, mas ele tem vergonha de sua própria verdade. Eu poderia mostrar essas tatuagens para alguém para mostrar que eles não poderiam uma merda sobre quem sou, e, em seguida, outras vezes quando eu precisava trazer um outro tipo de verdade em alguém, eu iria escondê-las. Coisas assim, em todo o lugar. Mas sim, houve uma longa história de fundo que tanto Denis e eu sabemod. Coisas que gostaria de compartilhar e coisas que sempre vou guardar para nós mesmos.

Movies.com: E era um personagem gratificante para interpretar? Depois que terminou, você sente que trouxe algo para este desempenho que talvez você ainda não experimentou ainda?

Gyllenhaal: Não há provisão neste papel de quietude. Eu tive que ouvir com muita atenção, e eu acho que acabou de se mudar mais para a simplicidade como algo que você tem que chegar - nonacting. E mais uma vez, é que o espaço sagrado que você encontrar-se dentro Quando você está na frente da câmera e não há esse espaço, tudo é possível e nada deve ser possível. Aprendi que com este personagem. Foram opções que gostaria de fazer que Denis seria sempre proteger, e que trabalham com ele foi-lhe proteger esse espaço na frente da câmera, permitindo-me a fazer as coisas e experimentar. A primeira coisa que fizemos juntos neste filme Inimigo , que foi toda a experiência. Foi esta experiência louca de atuar e dirigir, nós trabalhando juntos e tentando entender as coisas. Estou muito orgulhoso desse filme. Assim, com Loki, nós meio que evoluímos. Levamos todas essas coisas que aprendemos com esse processo em Enemy e a colocamos embaixo. Isso é o que eu aprendi ... apenas entregar a pizza.

Movies.com: Você quer continuar trabalhando com Denis?

Gyllenhaal: Sim, eu adoraria. Há uma profunda, profunda honestidade entre nós. Eu faço uma piada - e ele diz que esta é muito sobre mim, também - eu o amo e eu o odeio. Eu acho que é o relacionamento perfeito de uma maneira. Se ele precisava de mim para alguma coisa, eu estaria lá. Mas eu sempre vou desafiá-lo sobre as coisas e fazer-lhe perguntas, e tentar empurrar seus limites como ele faz comigo. Mas, afinal, porque ele é o líder, eu vou respeitá-lo completamente.

Movies.com: Alguns dos melhores filmes nascem dessas relações íntimas que os atores e atrizes têm com seus diretores. Isso não é algo que você realmente não tinha ainda em sua carreira. É algo que você esteve procurando?

Gyllenhaal: Eu não sabia que isso era possível. Eu me sinto como se eu tivesse acabado de começar minha carreira, de uma maneira interessante. Eu não sabia que tudo o que importa são os relacionamentos, e a confiança que se passa. Isso é um processo muito delicado para trazer a honestidade em outra pessoa, e eu acho que só o tempo permite que isso aconteça em qualquer relacionamento. Se você fizer dois filmes juntos ou mais do que isso, você simplesmente confia em alguém está por trás de você, se você faz uma escolha, seja mau, grande, louco, em sã consciência - essas escolhas estarão protegidas se você confiar uns nos outros. E o que é belo. Em todos os nossos postos de trabalho, devemos abrir espaço para conhecer as pessoas com quem trabalhamos. Ela só traz o melhor trabalho. Atores são criaturas estranhas. Todo mundo está em sua própria maneira, mas é um trabalho muito estranho.

Movies.com: É um trabalho impar, e você fez tudo isso. Algo mudou depois de Príncipe da Pérsia , no entanto. Você acha que você só tinha uma chance de levar uma grande franquia, e foi isso? Foi Príncipe da Pérsia sua última tentativa nisso, ou é "o grande blockbuster" ainda algo que você quer continuar a perseguir?

Gyllenhaal: Eu vou dizer que isso definitivamente não é um objetivo...

Movies.com: Em um ponto ele era um objetivo, certo? Você era quase o Homem-Aranha, e chegou perto de estrelar tanto Batman Begins e Avatar . Então, em um ponto havia definitivamente uma fome em você para fazer esse tipo de coisa. Isso mudou?

Gyllenhaal: Eu acho que a fome em mim agora é encontrar e fazer relacionamentos com cineastas que eu amo e respeito, e dar tudo a eles e a seus filmes, independentemente do tamanho do que é. Eu realmente não me importo com o tamanho do filme. O que me interessa é a conexão com a pessoa que está fazendo o filme com ele. É isso que faz um grande filme. E acho que comecei muito melhor a ser capaz de ver quem quer ir a esses lugares que quero ir. Eu acho que é a coisa que quero e sempre quis, mas nem sempre sabia.

Movies.com: Você não faz uma comédia de vez em quando, um ou outro. Jimmy Bolha  foi sua última comédia,  que saiu em 2001. Será que esse filme desligá-lo de fazer outra comédia?

Gyllenhaal: De jeito nenhum, estou sempre interessado. Nunca houve qualquer decisão de não fazer essa coisa. Eu estou disposto a fazer o que quer, o homem. Eu só quero continuar trabalhando. Honestamente, você quer continuar trabalhando.

Movies.com: Parece que a tendência desta temporada de premiações tem a ver com os contos de sobrevivência. De Prisoners para Gravidade para Captão Phillips para 12 Years a Slave, ela é executado através de muitos desses filmes. Já que você é um cara que lê um monte de scripts, você ganha um sentido para o que essa próxima tendência pode ser?

Gyllenhaal: O que um monte de gente me disse depois de Prisoners é que precisamos de uma oportunidade para os mais bem sucedido e comercialmente filme adulto para sair. Isso tem sido como o mantra após este filme, e acho que esta temporada de premiação tem permitido isso, também. Especialmente considerando o fato de que nós tivemos alguns filmes este ano que fizeram dinheiro. Eu estava assistindo Network no avião, e há esse tipo de tendência dos filmes que estão sendo feitos que nos estão se afastando de uma certa verdade. Tenho a sensação de que há mais dessas Network filmes que estão expondo uma verdade, e precisamos avançar para esses.

Movies.com: Talvez seja de você que deveria continuar a fazer eles...

Gyllenhaal: O que sei que quero fazer é continuar a fazer filmes que me permitem interagir com seres humanos reais fazendo trabalhos reais. Posso passar meses com eles e aprender e colocá-lo no filme, e não sentir como um desempenho . Acho que estamos indo um pouco mais para isso, e se não fizermos isso é ótimo. Acho que se afastar de atuar e espero que se deslocam mais para uma sensação de presença, e espero que isso é onde os filmes estão se movendo em direção a isso também. Eu só posso falar sobre atuar, e eu sinto que há um atuar que está indo. Esperamos que você vai ver uma nova geração de atores que estão se movendo daquela maneira, que querem experimentá-lo mais em vez de apenas representá-lo.

Fonte: movies.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário