Entrevista com Jake Gyllenhaal

Com a estréia de Contra o Tempo na Austrália, o jornal australiano Herald Sun conversou com Jake sobre o filme:



Jake Gyllenhaal gosta de refletir sobre as grandes questões da vida. Amor e destino, tempo e realidades alteradas regularmente apareceram em seus filmes, do seu enorme sucesso Donnie Darko para o videogame de grande sucesso Príncipe da Pérsia.

O ator de 30 anos de idade, estudou filosofia e religião oriental na Columbia University de Nova York, antes de sair para se concentrar em sua carreira de ator, mas um fascínio com a grande figura ficou com ele.

"Eu faço ponderar as questões entre livre-arbítrio e destino, e quanto mais velho fico, realmente acredito no destino e em dar o poder do universo e como forte e poderoso realmente é", diz ele.

"Eu sempre fui fascinado nessas idéias da filosofia e do questionamento da realidade. Então, dada uma escolha a fazer, geralmente vou para esses tipos de filmes."

Palavras incomuns provenientes de uma estrela de Hollywood, mas Gyllenhaal nunca foi um desse tipo.

Sua carreira tem sido constantemente surpreendente, com filmes pipoca de grande orçamento, como O Dia Depois de Amanhã temperadao com o mais contido trabalhos dramáticos, como o indicado ao Oscar Brokeback Mountain e dramas aclamados como Entre Irmãos e O Suspeito.

Muitas vezes, diz ele, os grandes filmes apelam ao seu senso de diversão e aventura e os indies ao seu "coração e alma".

Seu novo filme, Contra o Tempo, preenche todos os requisitos. Um inteligente filme de ficção científica, com toques de ação, do diretor Duncan Jones (cuja estréia Lunar, era uma jóia pouco vista), que conta a história de um projeto experimental dos militares, um piloto de helicóptero do exército é enviado de volta através do tempo para investigar uma explosão de um trem em Chicago.

Os pesquisadores do militar Source Code descobriram que nos últimos oito minutos da vida de alguém, eles podem acessar uma realidade paralela, proporcionando assim a oportunidade para alguém entrar naquele trem e descobrir o que aconteceu - não mudar o passado, apenas descobrir o que aconteceu .

Um dos problemas é que Colter tem que descobrir onde ele está e o que está acontecendo antes que ele possa realmente investigar. Ele tem apenas oito minutos antes que o trem exploda. Então, ele volta novamente. E vice-versa.

Então, se ele tinha oito minutos para viver, o que Gyllenhaal faria?

"Eu tenho pensado muito sobre isso", diz ele. "Eu chamaria minha família se eu já não estivesse com eles, e gostaria de tentar ter uma boa risada. Você vê Buda debaixo de uma árvore rindo e sorrindo, e ele parece ser um bom modelo, assim que eu adoraria fazer o mesmo quando não estiver mais no mundo ".

Não é nenhuma surpresa saber que Gyllenhaal passaria seus últimos momentos com sua família, dado o modo como ele está próximo de sua irmã, a atriz, Maggie, do pai diretor Stephen e da mãe roteirista Naomi. Ele vive em Los Angeles, mas visita sua família em Nova York, quantas vezes ele pode, especialmente agora que ele tem uma sobrinha de quatro anos de idade, Ramona, a quem ele claramente adora.

Depois de romances com Kirsten Dunst, Reese Whiterspoon e Taylor Swift, mais recentemente, Gyllenhaal ainda está para começar uma família própria, mas seus parentes são importantes para ele.

"Minha família é minha família em primeiro lugar, independentemente do que fazem em seus trabalhos durante o dia", diz ele. "Eu tenho a sorte de ser abençoado com pessoas extraordinariamente bonitas. Eu sou afortunado que eles são talentosos, mas realmente não deixam tomar conta de suas personalidades, exceto as coisas da vida normal - caso contrário, não funciona."

Tendo desempenhado um fuzileiro naval dos EUA em Soldado Anônimo, um piloto em Contra o Tempo e um policial no próximo End of Watch[ele ainda vai filmar], Gyllenhaal diz que tem o retratar esses homens de maneira séria.

"Eu acho que, mesmo com essa coisa toda com Osama Bin Laden que veio à tona, as pessoas começam a pensar no trabalho extraordinário que esses Navy Seals fazem, para retratar alguém que faz um trabalho tão significativo como eles fazem com precisão e com respeito, eu acho que é uma grande responsabilidade ", diz ele. "Eu sempre me sinto pressionado quando estou fazendo isso e tento fazer a maior pesquisa possível."

Tendo sido politicamente ativo no passado, para as liberdades civis e causas ambientais, bem como apoiar o ex-candidato presidencial John Kerry, Gyllenhaal não acha que as pessoasd serão atraídas por sua reação pessoal aos eventos militares dos EUA da semana passada.

"Minha opinião pouco importa, mas para estar aqui, tenho visto um número inteiro de reações", diz ele sobre o humor em sua terra natal agora.

"É difícil falar para todos e é isso que torna a América tão extraordinária. É comemorativo e contemplativo, ao mesmo tempo."

Com o 10 º aniversário do Moulin Rouge se aproximando, Baz Luhrmann recentemente refletiu sobre o fato de que Gyllenhaal e o falecido Heath Ledger foram os dois últimos considerados antes dele finalmente escolher Ewan McGregor como seu protagonista. Após todos estes anos, Gyllenhaal se lembra desse episódio com carinho.

"Foi uma honra ser visto e ouvido e escutado por Baz", diz ele sobre seu teste. "Ele é um grande cineasta. Lembro-me com muito carinho, foi um processo de grande crescimento para mim como um artista, o que diz muito sobre o Sr. Luhrmann."

Dada voz surpreendente de McGregor no filme, certamente Gyllenhaal está abrigando talentos musicais também?

"Oh, eles não estão escondidos", diz ele, rindo. "E eu não tenho mesmo, necessariamente, certeza de que é um talento, mas eu adoraria fazer um musical um dia."

Fonte: Herald Sun

Tocandro trompete

Foto de Jake Gyllenhaal se apresentando com a banda Mumford & Sons na semana passada:



Agradecimentos ao Fuck Yeah Ben Lovett pela foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário